5 pessoas morreram em decorrência da AIDS em Juiz de Fora, em 2025
O dia mes de dezembro é dedicado para celebrar a Luta Mundual Contra a AIDS. Pessoas em todo o mundo se unem para mostrar apoio às pessoas que vivem com HIV e para lembrar quem perdeu a vida por doenças relacionadas à AIDS.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nesse ano, Juiz de Fora registrou 68 casos de HIV e 73 casos de Aids.
O HIV é o vírus que ataca o sistema imunológico, enquanto a AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é o estágio mais avançado da infecção por HIV. Uma pessoa pode viver com o HIV por muitos anos sem desenvolver AIDS, especialmente se fizer o tratamento adequado, que impede que o sistema imunológico seja severamente comprometido.
Ainda de acordo com os dados da SES-MG, a maioria das pessoas que contraiu a doença é homem (95 x 46) e contraíram com relações entre homens (87 casos). As relações com mulheres somam 28 casos. O levantamento ainda indica que as relações com mais de duas pessoas também registraram 13 ocorrências. Outros tipos e casos ignorados são 13.
Cristo e ponte da Avenida Brasil ganham iluminação especial pelo Dezembro Vermelho
Do total de pessoas infectadas, 135 estão vivas, cinco morreram por complicações da Aids e uma por outras complicações.
O perfil etário das vítimas do vírus, em sua maioria, são homens e mulheres na faixa dos 30 a 39 anos, com 56 casos, seguidos daqueles que têm 20 a 29; e 40 a 46 anos, ambos com 31 registros.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Matheus Brum | Jornalismo Independente em Juiz de Fora (@matheusbrumjornalista)
PJF não informou os serviços disponibilizados para pessoas diagnosticadas com AIDS
Questionada sobre a quantidade de testagens feitas em 2025, bem como os serviços disponibilizados para os cidadãos que precisam fazer acompanhamento, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) preferiu não se manifestar.