Rua São João começa a receber mobiliário urbano do programa Boniteza
A Rua Barão de São João Nepomuceno, no Centro de Juiz de Fora, começou a ganhar uma nova cara. Fruto de uma mobilização da Associação de Comerciantes junto ao programa Boniteza, a via passa a receber mobiliário urbano que promete transformar o espaço em um ponto de permanência, convivência e valorização do comércio local.
Nesta semana, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp), iniciou a instalação dos equipamentos, que incluem oito lixeiras, oito floreiras, seis mesas e bancos com capacidade para até 48 pessoas.
Novo mobiliário urbano na Rua São João
Todo o mobiliário foi projetado em design orgânico, com madeira e aço, materiais duráveis escolhidos para dialogar com as intervenções artísticas já presentes na via. As cores e formas remetem à planta “Coração Magoado”, símbolo utilizado no processo de criação coletiva.
De acordo com a secretária Cidinha Louzada, a iniciativa marca um passo importante para a requalificação do Centro. “Queremos devolver à população o direito de vivenciar a cidade com conforto, segurança e pertencimento. O mobiliário urbano é um convite para que as pessoas voltem a ocupar os espaços públicos e se reconheçam neles”, afirmou.
A proposta não apenas ressignifica o espaço público, mas também oferece suporte a diferentes públicos — desde idosos e pessoas com mobilidade reduzida até mães com crianças, trabalhadores e frequentadores do Cine-Theatro Central. A ideia é que a rua, antes predominantemente de passagem, se torne um ponto de encontro e vitalidade para Juiz de Fora.
A compra dos mobiliários foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do vereador André Luiz, reforçando a importância da participação popular e do trabalho conjunto entre comunidade, poder público e representantes políticos.