Juiz de Fora terá “calor extremo” nos próximos dias; Termômetros devem chegar a 38ºC
Juiz de Fora e cidades da Zona da Mata vão enfrentar dias de calor intenso, com termômetros podendo chegar a 38 °C entre domingo (21) e segunda-feira (22), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O fenômeno está associado a uma condição pré-frontal, que ocorre antes da chegada de frentes frias. Nesses períodos, é comum que as temperaturas subam de forma acentuada, sendo seguidas por instabilidades e pancadas de chuva.
Não é uma onda de calor, afirmam especialistas
Apesar do tempo quente extremo, especialistas explicam que não se trata de uma “onda de calor” na região. Isso porque, tecnicamente, o fenômeno só é caracterizado quando as temperaturas ficam pelo menos 5 °C acima da média por cinco dias consecutivos ou mais.
Em Juiz de Fora, a expectativa é que uma frente fria avance já na terça-feira (23), trazendo chuvas e queda nos termômetros.
Previsão para Juiz de Fora e cidades vizinhas
Juiz de Fora: mín. 16 °C | máx. 37 °C
Barbacena: mín. 14 °C | máx. 33 °C
Muriaé: mín. 14 °C | máx. 38 °C
Viçosa: mín. 16 °C | máx. 33 °C
São João del Rei: mín. 14 °C | máx. 34 °C
Ubá: mín. 17 °C | máx. 37 °C
Durante o período, o tempo deve permanecer seco durante o dia, com aumento da nebulosidade no fim da tarde. Pancadas isoladas e trovoadas não estão descartadas para domingo e segunda-feira.
Recomenda-se redobrar os cuidados com a hidratação, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e manter atenção especial a idosos e crianças, mais vulneráveis ao tempo quente.