Em Minas, 305 municípios não registraram nenhum gasto com ações de prevenção ao suicídio, diz o TCE

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) revelou que 305 municípios do Estado não registraram nenhum gasto com ações de prevenção ao suicídio em 2023. O número representa 35% das cidades mineiras e foi incluído no relatório “Setembro Amarelo: um panorama sobre a saúde mental nas microrregiões de Minas Gerais”. O estudo teve como meta conhecer a realidade da saúde mental nos municípios e avaliar como cada um tem enfrentado esse desafio de saúde pública, que, também de acordo com o documento, aponta um aumento de 25% de casos em Minas.
Grão Mogol é a única cidade sem casos de suicídio
O relatório faz uma análise profunda dos casos em Minas Gerais. Patos de Minas foi a microrregião que apresentou os dados mais alarmantes, com 19 óbitos por cem mil habitantes, seguida de São Lourenço (17,60), Campo Belo (17,19), Alfenas (17,16) e Andrelândia (17,10). A cidade de Grão Mogol foi a única que não registrou casos de suicídio.
Consulta a bancos de dados identificou os investimentos dos municípios
O TCE-MG destaca que “não existe marcador contábil específico que permita identificar, de forma taxativa, quais gastos estão diretamente relacionados ao movimento ‘Setembro Amarelo’. Diante dessa limitação, e com a premissa de identificar despesas com potencial vínculo temático com o ‘Setembro Amarelo’, foram realizadas consultas ao banco de dados do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (SICOM), considerando o período de 2018 a 2023”.
LEIA MAIS PAINEL AQUI
O post Em Minas, 305 municípios não registraram nenhum gasto com ações de prevenção ao suicídio, diz o TCE apareceu primeiro em Tribuna de Minas.



