Abrasel oferece treinamento para identificação de bebidas falsificadas

Casos de intoxicação por consumo de bebidas adulteradas já somam mais de 30 suspeitas e seis mortes em todo Brasil. Diante desse cenário, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) afirmou, em nota, que as medidas de segurança serão reforçadas junto a seus associados e a todo o setor de alimentação fora do lar no país. De acordo com a associação, treinamentos on-line gratuitos voltados a empresários do setor serão promovidos na sexta-feira (3) e entre segunda (6) e quarta (8), pela plataforma Zoom, em uma parceria com a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) e a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).
Oferecido anteriormente, o treinamento, ministrado por Daniel Monferrari, head de Proteção às Marcas e Segurança Corporativa da Diageo, traz orientações práticas e detalhadas para que os empreendedores sejam capazes de identificar bebidas falsificadas e distinguir produtos autênticos. Também alerta para os riscos legais e sociais do mercado ilegal, como a responsabilização penal por compras de fornecedores informais.
A capacitação oferece instruções sobre o estado das tampas de bebidas, de lacres plásticos, selos fiscais, rótulos e contrarrótulos, líquido e garrafas, descarte responsável. “O mercado ilegal não apenas coloca em risco a saúde pública, como também alimenta redes criminosas, fragiliza a concorrência leal e compromete a arrecadação tributária”, reforçou Monferrari.
O presidente Executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, ressaltou a responsabilidade da associação de orientar o setor sobre como agir em casos suspeitos. “Nosso objetivo é proteger a saúde da população e dar segurança ao setor”. Já o presidente da ABBD, Eduardo Cidade, alerta para a importância de separar o setor produtivo formal, aquele que cumpre padrões rígidos de qualidade e segurança , da atuação criminosa do mercado ilegal.
Francele Galil, presidente da Abrasel Zona da Mata, destaca que, para além deste treinamento, a associação está presente em ações que buscam conscientizar comerciantes e consumidores sobre os riscos da clandestinidade e incentivar o consumo de bebidas alcoólicas registradas e de qualidade. As atividades fazem parte do projeto “O legal merece um brinde”, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), no qual a associação participa desde 2022. “Nesse caso o foco é mais na compra e comercialização de cachaça mineira legal, produto que figurou como ingrediente obrigatório nas últimas duas edições do festival gastronômico JF Sabor. Mas é um trabalho de conscientização que já foi iniciado e que com certeza já vem trazendo bons resultados”, avalia.
LEIA MAIS notícias sobre Brasil e Mundo aqui
O post Abrasel oferece treinamento para identificação de bebidas falsificadas apareceu primeiro em Tribuna de Minas.



