Tribuna de Minas

Semana da Criança: Confira 12 filmes infantis disponíveis no streaming para educar e aprender com diversão

Celebrado neste domingo (12), o Dia das Crianças é marcado pela valorização à infância e ao desenvolvimento de cada pessoa com afeto, bem-estar e lazer. Esses princípios também estão presentes em filmes e desenhos infantis, pois possuem histórias e ensinamentos que cativam, traduzindo conhecimento durante a formação social e psicológica da criança.
Os catálogos de plataformas de streaming disponibilizam vários filmes que podem marcar não só a vida de uma criança, como de toda a família. Em homenagem ao dia 12 d eoutubro, a Tribuna selecionou 12 obras que não deveriam passar despercebidas na infância.
“Os Goonies” (1985)
Foto: Reprodução
O clássico de aventura dos anos 1980 conta a história de um grupo de crianças que encontram um mapa do tesouro e começam a seguir pistas, entrando em um mundo subterrâneo de passagens secretas, perigosas armadilhas e um antigo navio pirata, que esconde moedas de ouro. Apesar de ser um filme lançado há 40 anos, o filme traz debates atuais sobre gentrificação e a importância da vida comunitária. Onde assistir: HBO Max.
“Vida de inseto” (1998)
Foto: Divulgação
“Vida de inseto” é outra obra do século passado, mas que está repleta de debates e ensinamentos atemporais. O filme da Pixar conta a história da formiga Flik, que, ao destruir acidentalmente alimentos que seriam usados como pagamento a um grupo de gafanhotos que “controlam” sua colônia, ele se vê obrigado a recrutar outros combatentes para defender o local, mas quando ele acredita ter encontrado a salvação de sua comunidade, novas problemas surgem. A obra mostra a importância do ditado “a união faz a força”, valorizando a ideia de comunidade e das pautas coletivas. Onde assistir: Disney +.
“Shrek” (2001)
Foto: Divulgação
Entrando no século 21, “Shrek” é outro clássico do estúdio Dreamworks. A história acompanha um ogro que tem sua vida invadida por personagens de contos de fadas e que acabam com a tranquilidade do seu lar. Para resolver a situação, ele faz um acordo para resgatar uma princesa e recuperar sua casa no pântano. O ensinamento de que o verdadeiro valor das pessoas está nas suas ações e não no que as aparências mostram está presente em Shrek, que também aborda a importância do respeito às diferenças. Onde assistir: Netflix e GloboPlay.
“Irmão urso” (2003)
Foto: Reprodução
A história mergulha na vida de Kenai, um bravo indígena que caça ursos. Quando seu irmão é morto por um, Kenai aumenta ainda mais sua aversão por eles, mas ao matar o animal que vitimou seu irmão, ele é magicamente transformado em um deles. Sua esperança se torna uma montanha mística, onde ele acredita que pode voltar ao normal. Apesar de um início trágico, o clássico filme da Disney é uma aula para entender a importância da natureza e da diversidade que a vida possui, mostrando que nem tudo é o que parece ser. Onde assistir: Disney +.
Leia também: Semana da Criança: 3ª edição do Festival de Teatro Infantil acontece em Juiz de Fora
“A fantástica fábrica de chocolate” (2005)
Foto: Reprodução
A história contada nas telas de cinema em 1971 foi repaginada na versão dos anos 2000. O clássicoconta a jornada de Charlie Bucket que, ao encontrar um bilhete premiado, é convocado para visitar a lendária fábrica de chocolate do excêntrico Willy Wonka, que decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para seu império. A obra mostra a importância de valorizar suas origens e buscar o bem, mesmo em meio a tentações diversas. Onde assistir: Prime Video.
“Meu malvado favorito” (2010)
Foto: Divulgação
O filme segue a história do vilão Gru, que, em meio a um plano vilanesco para roubar a lua, enfrenta seu maior desafio de forma repentina: lidar com três órfãs que o querem ter como pai. Com personagens carismáticos, comédia e muita aventura, a obra mostra que a família e o amor são pilares fundamentais para qualquer um, destacando valores como empatia e transformação. Onde assistir: HBO Max.
“Valente” (2012)
Foto: Reprodução
O filme acompanha a jovem princesa Merida. Mesmo não concordando, ela é obrigada a seguir os costumes do seu reino para tornar-se rainha ao lado de um cavalheiro que conseguir a sua mão durante um torneio de arco e flecha. Porém, ela está determinada a seguir seu próprio caminho e desafiar antigas tradições ancestrais. A obra da Pixar também marcou época e levantou debates sobre empoderamento feminino, o respeito às individualidades, ao livre arbítrio e a entender as motivações do outro. Onde assistir: Disney +.
Leia também: Produções brasileiras dominam as estreias de outubro nos streamings
“Divertida mente” (2015)
Foto: Divulgação
O filme conta a história de Riley, uma garota de 11 anos que está se mudando para uma nova cidade, e isto deixa suas emoções extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente. O filme, mesmo tendo sido lançado há dez anos, é considerado um ícone da Pixar e aborda questões fundamentais na atualidade, como depressão, cuidados com a saúde mental e com o bem-estar, lançando olhar sobre diversas passagens comuns na vida de qualquer pessoa. Onde assistir: Disney +.
“O Menino e o mundo” (2016)
Foto: Reprodução
A animação brasileira indicada ao Oscar em 2016 é uma pérola nacional de ensinamentos e emoções que tocam o coração de todas as idades. Um garoto que mora com os pais em uma pequena casa no campo vê o pai abandonar o lar e partir para a cidade grande em busca de trabalho. Triste e desnorteado, o menino foge de casa e vai atrás do pai, mas, para sua surpresa, ele descobre uma sociedade completamente fragilizada pela pobreza. Com uma linguagem simples e sensível, o filme aborda a melancolia – sentimento que, mesmo fazendo parte da vida, muitas vezes é pouco falado na infância -, destacando temas como disparidade financeira e problemas ambientais, mas sempre com um tom de esperança e perseverança. Onde assistir: Prime Video.
“Viva, a vida é uma festa” (2017)
Foto: Divulgação
A história acompanha o pequeno Miguel. Apesar da proibição da música em sua família, ele sonha em se tornar um artista talentoso, como seu ídolo Ernesto de la Cruz. Desesperado para provar sua aptidão, ele misticamente vai parar na colorida Terra dos Mortos. Depois de conhecer um espírito malandro chamado Héctor, os dois embarcam em uma jornada para desvendar a história da família de Miguel. O filme da Pixar é marcado pelo valor à tradição familiar, pela cultura e, principalmente, pelas raízes, sem deixar de lado a importância da individualidade de cada pessoa. Onde assistir: Disney +.
“Turma da Mônica: laços” (2019)
Foto: Divulgação
O clássico dos quadrinhos brasileiros, mas agora na telona. “Turma da Mônica: laços” mergulha no momento em que Floquinho, cachorro do Cebolinha, desaparece. O menino desenvolve um “plano infalível” para resgatar seu animalzinho, mas, para isso, ele conta com a ajuda de Mônica, Magali e Cascão, que juntos enfrentam uma série de desafios para tentar trazer o cão de volta para casa. Assim como todo o objetivo das histórias em quadrinho, o filme fala sobre autoconhecimento, respeito aos próprios sentimentos e aos próximos. Onde assistir: Globo Play.
“Sonic: o filme” (2020)
Foto: Divulgação
O tradicional personagem de videogame emplacou definitivamente no cinema através desse filme. Sonic é teletransportado para a Terra, causando uma pane elétrica em parte dos Estados Unidos, mas não foi apenas ele que chegou no planeta: seus maiores desafios também estão atrás do herói. Com muito carisma e comédia, Sonic é um filme que aborda a importância de sempre lutar pelo que acredita e não ter medo de seguir em frente. Onde assistir: Paramount +.
*Estagiário sob supervisão da editora Gracielle Nocelli
LEIA MAIS notícias sobre TV & Streaming aqui
O post Semana da Criança: Confira 12 filmes infantis disponíveis no streaming para educar e aprender com diversão apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo