Juiz-forano conquista título brasileiro sub-17 pelo Atlético-MG

O juiz-forano Guilherme Acácio, 37 anos, viveu um dos momentos mais marcantes da carreira no último sábado (18), na Arena MRV. Preparador físico do time sub-17 do Atlético-MG, ele fez parte da conquista inédita do Campeonato Brasileiro da categoria pelo clube mineiro. No primeiro jogo, fora de casa, o Galo havia perdido por 4 a 1 No segundo, uma vitória por 3 a 0, seguida de triunfo também nos pênaltis.
“Esse título veio para coroar o trabalho de um ano inteiro para nossa comissão pelo quanto trabalhamos e nos dedicamos para isso. É a realização de um sonho conquistar um título de expressão nacional que representa toda essa trajetória de luta, sonho, dedicação e renúncias que o futebol te traz”, afirma.
Guilherme conquista título inédito com o Atlético-MG (Foto: Tiago Trindade)
Trajetória até o Atlético-MG
Morador do Bairro Poço Rico, Guilherme é formado em Educação Física pela Faculdade Metodista Granbery e possui pós-graduação em Treinamento Esportivo, Fisiologia do Exercício e MBA em Gestão de Pessoas. Também tem cursos voltados ao futebol pela Conmebol, pela Escola Europeia de Futebol, em Roma, e pela CBF, onde obteve a Licença A em Preparação Física.
A trajetória no futebol começou ainda na faculdade, entre 2009 e 2010, quando atuava em escolinhas da cidade. Depois de formado, deixou Juiz de Fora para trabalhar no Volta Redonda em 2012 e 2013, período em que também teve passagem pelo Tupi. Em seguida, estagiou no Atlético-MG, clube onde hoje trabalha, e participou do projeto PROESP, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
No início de 2015, passou a integrar o projeto de futebol da UFJF, sob coordenação do professor Marcelo Matta. “Por lá conseguimos colocar em prática o que estudávamos no nosso grupo de estudos e conseguimos projetar atletas e profissionais. Produzimos, inclusive, o livro ‘Futebol: conhecer e proceder’, onde escrevemos sobre o currículo de formação de categorias de base. Experiência que agregou muito valor à minha trajetória”, recorda.
Depois de considerar deixar o futebol em 2017, Guilherme recebeu no ano seguinte o convite para participar de um processo seletivo do América-MG — clube no qual foi aprovado e retomou os planos na área esportiva. Posteriormente, trabalhou no futebol feminino e, em 2020, passou pelo Cruzeiro. No início de 2022, transferiu-se para o Athletico Paranaense, mas retornou a Belo Horizonte no fim do mesmo ano por motivos familiares, quando recebeu a oportunidade de voltar ao Atlético-MG.
No Galo, o preparador físico acumula conquistas e aprendizados. “Pude agregar trabalhando ao lado de várias pessoas competentes. Tenho certeza que fizemos um trabalho de excelência e inédito, por ter sido o primeiro título brasileiro da categoria e o primeiro conquistado na nossa arena”, celebra.
Com o título nacional confirmado, Guilherme volta as atenções à sequência do Campeonato Mineiro sub-17, que entra na reta final com três rodadas restantes no octogonal decisivo. Sobre o futuro, ele revela um sonho que segue vivo: “O maior sonho é a convocação para a Seleção Brasileira e, junto a isso, poder atuar no futebol profissional. E, claro, continuar conquistando mais títulos e contribuindo cada vez mais com o clube”.
LEIA MAIS notícias sobre Esporte aqui
O post Juiz-forano conquista título brasileiro sub-17 pelo Atlético-MG apareceu primeiro em Tribuna de Minas.



