Programação do Novembro Negro segue até dezembro em Juiz de Fora
A programação do Novembro Negro 2025 segue movimentando Juiz de Fora neste fim de semana. Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Especial da Igualdade Racial (Seir), a iniciativa reúne diversas atividades até o dia 1º de dezembro, com o objetivo de valorizar a cultura afro-brasileira e promover o debate sobre igualdade racial.
Entre as ações estão debates, lançamentos de livros, apresentações teatrais, sarau Criolo, exposições de arte e um seminário sobre museologia social. A maior parte dos eventos acontece no Centro de Preservação da Memória Negra de Juiz de Fora e Região (CenPre), espaço recém-criado e voltado à preservação da história e das tradições negras da cidade e da Zona da Mata.
Programação do Novembro Negro celebra a Consciência Negra
O Novembro Negro marca as celebrações do mês da Consciência Negra, que tem como data central o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro. O período é dedicado à reflexão sobre a luta da população negra contra o racismo e a opressão, além de homenagear figuras históricas como Zumbi dos Palmares e Dandara.
De acordo com a secretária especial da Igualdade Racial, Giane Elisa Sales de Almeida, esta é a primeira edição do ciclo de atividades desenvolvido pela Seir. Ela destacou que a realização da programação representa uma conquista para o município, simbolizando a consolidação da secretaria e do CenPre como espaços de memória, resistência e valorização da cultura negra.
A programação completa pode ser conferida no perfil da Seir no Instagram: @seir.pjf.
Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Anderson Narciso.