Penha recebe autorização da ANTT para operar nova linha entre Juiz de Fora e São Paulo
A ligação rodoviária entre Juiz de Fora e São Paulo deve ganhar reforço nos próximos meses. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, na última quinta-feira (6), uma série de decisões no Diário Oficial da União que autorizam novas operações da Expresso Nossa Senhora da Penha, empresa do grupo Comporte, para diferentes trechos interestaduais, entre eles, a linha Juiz de Fora/São Paulo.
As decisões da Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros (SUPAS), de números 1.549, 1.550 e 1.551, concedem autorização à Penha para operar sob condição sub judice rotas que conectam São Paulo a Juiz de Fora (MG), Balneário Camboriú (SC) a Pelotas (RS) e Curitiba (PR) a Passo Fundo (RS).
Previsão de novos trechos entre Juiz de Fora e São Paulo
Entre as linhas contempladas estão Juiz de Fora/São Paulo, Juiz de Fora/Guarulhos e Juiz de Fora/Aparecida, além de ligações com Resende, Volta Redonda e Três Rios, no Rio de Janeiro. As autorizações também abrangem os trechos inversos, permitindo maior integração entre Minas Gerais e o eixo Rio–São Paulo.
A ANTT negou impugnações apresentadas por empresas concorrentes, como Viação Cometa, Auto Viação Catarinense, Gontijo e Eucatur, e reconheceu a regularidade dos pedidos feitos pela Penha. As autorizações fazem parte da ampliação e modernização do sistema interestadual regulado pela agência, que está em processo de transição para o modelo de livre entrada e operação, definido pela Resolução nº 6.033/2023.