Tribuna de Minas

Sete líderes do Comando Vermelho serão transferidos para penitenciárias federais

Transferência dos líderes do Comando Vermelho do Rio para presídios federais (Foto: Divulgação/ Seap)
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), confirmou que sete líderes do Comando Vermelho (CV) que cumprem pena no estado serão transferidos para presídios federais nesta quarta-feira (12). Em publicação nas redes sociais, o governador destacou que a medida faz parte do esforço do governo estadual para enfraquecer facções criminosas, cortar suas conexões e devolver a segurança à população fluminense. “A segurança pública não é um problema local, é um desafio nacional que exige cooperação, inteligência e coragem”, afirmou Castro.
A transferência só foi possível graças à liberação de vagas no Sistema Penitenciário Federal, após o governador buscar o apoio do Ministério da Justiça. A ação ocorre após uma série de embates entre o governo do Rio e o governo federal sobre as medidas de combate ao crime organizado, com Castro frequentemente criticando a falta de apoio da União no combate às facções. O governador reforçou, ainda, que o Rio de Janeiro continuará atuando de forma independente e com firmeza nas ações de segurança pública. “O Rio de Janeiro segue fazendo sua parte, sem recuar”, escreveu.
Recentemente, Castro se reuniu com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para formalizar uma parceria entre o governo federal e o estado do Rio de Janeiro no combate ao crime organizado, com o ministério prometendo apoio contínuo às polícias fluminenses.
A transferência foi autorizada pelo juiz Rafael Estrela Nóbrega, titular da Vara de Execuções Penais (VEP), e atende à solicitação do governo estadual. Os sete líderes do CV, todos já condenados por tráfico de drogas, foram presos antes da Operação Contenção, que resultou em 121 mortes nos complexos da Penha e do Alemão. A medida não divulgou para qual unidade prisional federal os detentos serão levados, com exceção de Riam Mota, que não estava preso antes da operação.
Líderes do Comando Vermelho que serão transferidos
1. Arnaldo da Silva Dias (“Naldinho”) – condenado a 81 anos, 4 meses e 20 dias de prisão.
LEIA MAIS notícias sobre Brasil e Mundo aqui
*Texto com informações do Estadão Conteúdo, reescrito com o auxílio do Chat GPT, e revisado por nossa equipe
O post Sete líderes do Comando Vermelho serão transferidos para penitenciárias federais apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo