PJF promete apresentar situação financeira do Saúde Servidor na próxima semana
O relatório final sobre a situação financeira do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores (PAS/JF) será apresentado na próxima semana pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O anúncio foi feito pelo secretário de Recursos Humanos, Mateus Giacometti, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal nesta terça (18). O Saúde Servidor atende cerca de 10 mil funcionários municipais e seus dependentes.
A audiência foi convocada pelos vereadores João Wagner Antoniol (MDB), Maurício Delgado (REDE) e Sargento Mello Casal (PL), que cobraram transparência e soluções para a crise do Saúde Servidor. Desde 2021, o PAS enfrenta vulnerabilidades, com receita inferior às despesas. Vereadores alertaram para risco de colapso e pediram a apresentação de planilhas detalhadas.
Prestadores de serviços relatam dificuldades severas com Saúde Servidor
Em apuração do Folha JF, prestadores de serviços relataram dificuldades severas. Empresas afirmam estar sem receber desde abril, acumulando dívidas que ultrapassam R$ 300 mil. Muitos dizem não conseguir pagar médicos e funcionários, comprometendo atendimentos que já são considerados insuficientes por usuários do plano.
O Executivo adiantou que há consenso sobre a necessidade de aumentar os aportes das mantenedoras, como PJF e Cesama. Uma Comissão Especial da Câmara acompanha o tema e busca soluções para garantir continuidade, qualidade e regularidade no atendimento do PAS.