Governo de Minas pode privatizar Hospital João Penido
O Governo de Minas publicou, nesta quarta-feira (3), um edital que abre caminho para a transferência da gestão do Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora, para uma Organização Social. O documento prevê contrato de até 20 anos e pode movimentar mais de R$ 420 milhões – chegando a ultrapassar R$ 568 milhões com possíveis acréscimos.
A iniciativa faz parte da política do governo Romeu Zema de ampliar parcerias com entidades privadas na administração de hospitais públicos, estratégia que já provocou debates em outras unidades do estado. Esta não é a primeira vez que o João Penido entra na mira de propostas semelhantes.
Edital para privatizar Hospital João Penido ressoou em Juiz de Fora
Horas após a publicação no Diário Oficial, o deputado estadual Betão (PT), de Juiz de Fora, protocolou dois documentos pedindo a suspensão imediata do edital e cobrando explicações do Governo de Minas e da Fhemig, responsável pela gestão atual do hospital.
O parlamentar questiona a ausência de estudos técnicos, financeiros e sociais que justifiquem a mudança na administração de uma unidade considerada essencial para a macrorregião. Ele alerta que a falta de transparência no processo pode comprometer servidores, usuários do SUS e a própria continuidade do atendimento público, gratuito e universal.
No folhajf.com.br, você confere mais detalhes sobre essa possível mudança na saúde pública de Juiz de Fora e os impactos que ela pode trazer para toda a região.