Tribuna de Minas

Obra póstuma de João das Neves sobre a relação com povos indígenas é lançada com participação de Ailton Krenak

Importante nome do teatro brasileiro, João das Neves viveu no Acre entre 1986 e 1991, período que inspira os textos reunidos na obra a ser lançada no Sempre um Papo – Foto de André Seiti/Itaú Culturtal
 
O líder indígena, escritor e pensador Ailton Krenak estará em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (10), para participar do lançamento de “O encenador e a floresta”, livro póstumo do diretor e dramaturgo João das Neves. O evento integra a programação do Sempre um Papo — TCE Cultural e será realizado às 19h30, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, no Bairro Luxemburgo.
A obra, publicada em coedição pela Associação Campo das Vertentes e pela Relicário, reúne textos escritos por João das Neves durante o período em que ele viveu no Acre, entre 1986 e 1991. Entre eles está o inédito “Diário de Viagem ao Yurayá”, além de reflexões produzidas a partir de sua convivência com os povos indígenas, especialmente os Huni Kuin. Krenak, amigo e parceiro intelectual do artista, assina o prefácio.
A capa traz ilustrações do coletivo MAKHU (Movimento dos Artistas Huni Kuin), coordenado por Ibã Huni Kuin, reforçando o diálogo entre teatro, floresta e saberes originários que marcaram a trajetória do encenador. O posfácio, assinado por Mara Vanessa Fonseca Dutra, contextualiza a estadia de João no Acre, destacando sua interação com lideranças indígenas e ambientalistas, a criação do Grupo Poronga e a chamada “trilogia acreana”.
Durante o encontro, Krenak apresentará a obra e discutirá o legado artístico e humano de João das Neves, importante nome da resistência contra o regime militar e um dos fundadores do grupo Opinião.
O evento terá transmissão ao vivo pelos canais do TCE-MG e do Sempre um Papo no YouTube, e “O encenador e a floresta” chega às livrarias a partir de 15 de dezembro.
 
 

Lançamento de “O encenador e a floresta”, de João das Neves, com particiçação de Ailton Krenak
Dia 10 de dezembro, às 19h30, no Sempre um Papo — TCE Cultural, que será realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (Av. Raja
O evento terá transmissão ao vivo pelos canais do TCE-MG e do Sempre um Papo no YouTube
LEIA MAIS textos da coluna Sala de Leitura aqui
O post Obra póstuma de João das Neves sobre a relação com povos indígenas é lançada com participação de Ailton Krenak apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo