Tremor de terra de magnitude 3.9 é registrado em cidade mineira

Foto: Prefeitura de Araxá
Um tremor de terra, de magnitude 3.9, foi registrado próximo a Araxá, a cerca de 600 quilômetros de Juiz de Fora, na noite de sexta-feira (12). Segundo a Prefeitura do município, a atividade sísmica foi registrada por volta das 22h10 e pôde ser sentida em diferentes pontos da cidade e da região, também em outras cidades, como Perdizes, Ibiá e Nova Ponte.
O abalo sísmico foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). Segundo a RSBR, o último tremor registrado em Minas Gerais, anterior a esse evento, ocorreu no dia 3 de dezembro, em Pimenta, com magnitude 2.2.
“Pequenos tremores de terra em Minas Gerais não são incomuns, muito pelo contrário: é o estado com o maior número de abalos sísmicos registrados. Os tremores naturais, na sua grande maioria, se devem às grandes pressões geológicas que atuam na crosta terrestre”, explica Bruno Collaço, sismólogo do Centro de Sismologia da USP e da RSBR.
A título de comparação, o tremor de terra registrado em Juiz de Fora em outubro deste ano, sentido pela população do Bairro Santa Luzia, na Zona Sul, teve magnitude de 1.7 na Escala Richter, considerada de baixa intensidade. Os moradores relataram um forte estrondo acompanhado de trepidações em portas e janelas das residências. O evento do tipo anterior na cidade, segundo a RSBR, ocorreu em 1991 com magnitude 2.6, também considerada baixa.
Tremor de terra sentido em Araxá é ‘menos comum’
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira, tremores com magnitudes entre 2 e 3 ocorrem praticamente todas as semanas em alguma região do país. “Eventos um pouco mais fortes, como este de magnitude 3.9, são menos comuns, ocorrendo em média cerca de duas vezes por ano no território brasileiro.”
O projeto ainda afirma que a região de Araxá, assim como grande parte do estado de Minas Gerais, apresenta histórico de atividade sísmica. “Em geral, sismos dessa magnitude não causam danos estruturais, embora possam ser sentidos pela população local e gerar incômodo ou preocupação momentânea. Tremores de terra não podem ser previstos e, portanto, não é possível afirmar se novos abalos ocorrerão”, completa.
Defesa Civil do município se pronuncia
De acordo com a Defesa Civil de Araxá, não há registros de danos materiais ou feridos em decorrência do abalo. As equipes seguem em monitoramento e levantamento de informações para garantir a segurança da população. Havia, ainda, um alerta de possíveis novos tremores nas seis horas seguintes ao registrado.
“As mineradoras da cidade foram acionadas e as barragens instaladas no município estão estáveis. Elas seguem sendo acompanhadas, como medida preventiva, para verificar se houve qualquer tipo de alteração estrutural após o tremor”, destaca.
A Defesa Civil orienta que, em situações de terremoto, a população mantenha a calma, procure locais seguros e siga as recomendações dos órgãos oficiais. Novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço das avaliações técnicas.
LEIA MAIS notícias sobre Minas aqui
O post Tremor de terra de magnitude 3.9 é registrado em cidade mineira apareceu primeiro em Tribuna de Minas.



