Folha JF

Livro infantojuvenil sobre orixás será lançado no Jardim Botânico de Juiz de Fora

Um livro voltado ao público infantojuvenil que aborda histórias dos orixás das religiões afro-brasileiras será lançado neste sábado, 20 de dezembro, em Juiz de Fora. A atividade ocorre às 10h, no Jardim Botânico, com entrada gratuita e aberta ao público.
Intitulada Tina Bonita e suas histórias, a obra foi desenvolvida pela historiadora Camila Carvalho, com ilustrações de Nívea Ferreira. O livro propõe apresentar personagens e narrativas tradicionais de forma simples, conectando os ensinamentos ao cotidiano e incentivando o respeito à diversidade cultural e religiosa.
Livro valoriza oralidade e cultura afro-brasileira
A narrativa acompanha Tina Bonita, uma menina curiosa que aprende sobre a vida por meio das conversas com os avós, Vovô Joaquim e Vovó Perpétua. A partir dessas trocas, são apresentadas histórias ligadas a orixás como Oxóssi, Iansã, Oxum, Obá, Nanã, Iemanjá e Ewá. A relação entre gerações e a valorização da oralidade estruturam o livro, em referência a formas tradicionais de transmissão do conhecimento presentes em diferentes culturas africanas.
O processo de criação envolveu pesquisa histórica e a adaptação de narrativas simbólicas ao público infantojuvenil. As ilustrações seguem a mesma proposta, com referências à cultura iorubá, uso de cores simbólicas e elementos associados à natureza, aspecto recorrente nas histórias dos orixás.
Além do lançamento, o projeto prevê ações em cerca de dez escolas da rede municipal de Juiz de Fora, com distribuição de exemplares e atividades educativas relacionadas à História da África e aos saberes afro-brasileiros, conteúdos previstos no currículo escolar. A iniciativa conta com apoio da Fundação Alfredo Ferreira Lage, por meio do Edital Quilombagens 2024.
Durante o evento no Jardim Botânico, está prevista a apresentação do livro, um bate-papo sobre o processo criativo e a leitura de trechos da obra.
Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Matheus Brum.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo