Acupuntura no combate ao estresse de fim de ano: como reequilibrar o corpo e melhorar o sono

Fim de ano acelera tudo: metas, prazos, trânsito, agendas cheias, confraternizações, obrigações familiares – e o corpo responde entrando em modo alerta. No Tribuna no Ar, para entender o papel da acupuntura no combate ao estresse de fim de ano, a conversa foi com o Dr. Luiz Sampaio, médico acupunturista e presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).
Ele explicou como a técnica pode ajudar a modular o sistema nervoso, melhorar o sono, aliviar tensão muscular e reduzir o impacto emocional desse período, que para muita gente é sinônimo de cansaço, irritabilidade e sensação de esgotamento.
Como é a atuação da acupuntura no combate ao estresse de fim de ano?
A acupuntura no combate ao estresse de fim de ano se apoia em uma lógica de regulação do próprio organismo. Parte da Medicina Tradicional Chinesa, a técnica consiste na aplicação de agulhas finas em pontos específicos do corpo, mapeados ao longo de séculos de observação clínica e, mais recentemente, estudados também pela medicina ocidental.
Dr. Luiz Sampaio explica que o estresse prolongado hiperativa o Sistema Nervoso Simpático, responsável pela resposta de “luta ou fuga” – aumento de batimentos cardíacos, tensão muscular, respiração acelerada. Quando isso se mantém por muito tempo, abre portas para adoecer.
A acupuntura no combate ao estresse de fim de ano aparece como uma aliada para desacelerar por dentro, enquanto o mundo lá fora continua em alta rotação.
Com orientação adequada, integração com outros cuidados de saúde e uma dose de autoconsciência sobre os próprios limites, dá para virar o calendário não só com a lista de tarefas cumprida, mas também com o corpo e a mente um pouco mais leves.
O post Acupuntura no combate ao estresse de fim de ano: como reequilibrar o corpo e melhorar o sono apareceu primeiro em Tribuna de Minas.



