Folha JF

Após reclamação de pais, PJF recua e mantém Escola Municipal Catarina Labouré na Rio Branco em 2026

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recuou da decisão de transferir a sede da Escola Municipal Catarina Labouré para um novo imóvel no Centro da cidade. A confirmação de que a unidade de ensino permanecerá no atual endereço, na Avenida Barão do Rio Branco (antigo Colégio Catedral), durante o ano letivo de 2026, foi oficializada pela Secretaria de Educação após três semanas de incertezas e insatisfação por parte da comunidade escolar.
O caso gerou polêmica na semana anterior ao Natal, quando pais e responsáveis foram convocados para uma reunião onde foi anunciada a mudança da escola para um imóvel na Avenida Marechal Deodoro, número 1060 (próximo à esquina com a Rua Olegário Maciel).
Pais reclamaram de logística
A notícia da transferência pegou as famílias de surpresa, gerando irritação principalmente pelo momento em que foi comunicada: às vésperas do Natal e após o encerramento do período de rematrícula.
O principal ponto de conflito foi a logística. O endereço sugerido fica a cerca de 2 km de distância da sede atual. Pais relataram na reunião que a alteração inviabilizaria a rotina de muitos estudantes, especialmente aqueles que dependem de transporte escolar (vans), uma vez que o novo local sairia da rota preestabelecida ou encareceria o serviço. Além disso, a mudança repentina obrigaria as famílias a reavaliarem todo o planejamento para 2026, com poucas opções de transferência para outras escolas nessa altura do ano.
Histórico de mudanças da Escola Municipal Catarina Labouré
Esta seria a terceira mudança de sede da instituição em um curto período. A Escola Municipal Catarina Labouré funcionou por cerca de 40 anos no bairro São Mateus antes de ser transferida para o prédio na Avenida Rio Branco.
Apesar da permanência, o imóvel atual também é alvo de queixas. O Folha JF já noticiou anteriormente a preocupação de pais com a estrutura do prédio e os riscos associados à construção de um edifício nos fundos da escola.
Inicialmente, a Secretaria de Educação havia justificado a mudança justamente pelos problemas estruturais do local atual. No entanto, com a decisão de manter a escola na Rio Branco, a PJF se comprometeu a realizar intervenções imediatas.
Segundo nota enviada o Executivo garantiu que “as melhorias no imóvel, incluindo reformas no telhado, limpeza de calhas e pinturas nos ambientes internos, serão realizadas durante o recesso escolar“. O objetivo, segundo a pasta, é qualificar as condições de ensino sem a necessidade de deslocamento dos alunos.
Leia a nota da PJF na íntegra
“A Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora (SE/PJF) informa que a Escola Municipal Santa Catarina Labouré permanecerá no prédio localizado na Avenida Barão do Rio Branco, nº 3595, endereço onde já desenvolve suas atividades, durante o ano letivo de 2026.
As melhorias no imóvel, incluindo reformas no telhado, limpeza de calhas e pinturas nos ambientes internos, serão realizadas durante o recesso escolar que antecede o início do ano letivo, com o objetivo de qualificar as condições de ensino e promover o bem-estar de estudantes e profissionais da educação.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo