Tribuna de Minas

Saiba onde conseguir atendimento psicológico gratuito em Juiz de Fora

Marcado pela conscientização e prevenção a problemas de saúde mental, o “Janeiro Branco” é uma campanha nacional inspirada em programas como o Novembro Azul e o Outubro Rosa. Durante o período, órgãos de saúde alertam sobre o atual momento, marcado pelo começo de novas histórias e reflexões, mas sem esquecer dos cuidados com a própria mente.
Em Juiz de Fora, há diferentes serviços de atendimento e acompanhamento psicológico gratuitos disponíveis para a população. A Tribuna separou três opções para quem busca algum tipo de auxílio na construção e manutenção do bem-estar mental.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)
Na esfera pública, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), integrada ao SUS, disponibiliza, por meio do Departamentos de Saúde Mental (DESM) da Secretaria de Saúde (SS) da PJF, uma rede especializada de serviços de atendimento psicológico, conhecida como RAPS.
Nela, há o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que presta atendimento a pessoas que estão em quadros avançados de condições mentais.
Os Centros de Convivência Recriar (CCR) e o Serviço Residencial Terapêutico também integram a RAPS e realizam prestação serviços de reabilitação psicossocial, substituindo estruturas manicomiais.
A RAPS garante, ainda, atendimento psicológico em todas as UBS do município.
Outras informações podem ser obtidas no DESM, que funciona na Rua Tiradentes, 75, Bairro Santa Helena. Os telefones de contato são (32) 3690-7797 e (32) 3690-7184.
Centro de Psicologia Aplicada da UFJF (CPA)
A Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibiliza atendimentos gratuitos à população, coordenados pelos professores e alunos da instituição.
No CPA, são oferecidas sessões individuais, em grupo, além de orientações vocacionais e auxílio psicológico a grupos vinculados a projetos de pesquisa e de extensão dentro da própria UFJF.
O contato pode ser feito por telefone (32) 2102-3121 e e-mail cpa.psicologia@ufjf.br
Clínica Escola do UniAcademia
O acompanhamento psicológico também pode ser feito gratuitamente em instituições particulares de ensino na cidade. No Centro Universitário Academia (UniAcademia) há a Clínica Escola, um programa associado ao curso de Psicologia da instituição e que também faz parte da RAPS de Juiz de Fora, atendendo pacientes encaminhados pelo CAPS e pelas UBS, mas não só.
Na Clínica Escola também é possível agendar atendimentos, entrando em uma espécie de fila de espera. Para isso, basta marcar uma consulta pelo número: (32) 3250-3800 ou (32) 99172-7515. O projeto cobra um valor simbólico de R$ 10, mas pessoas que comprovarem baixa renda e estudantes da rede pública poderão solicitar o abono do pagamento.
Comandado por professores do UniAcademia, os pacientes da clínica são atendidos por bolsistas que estão nos períodos finais do curso. A clínica fica localizada no na Rua Halfeld, 1179, Centro.
Clínica Escola de Psicologia da Estácio
Sob supervisão de professores e profissionais, a Clínica Escola de Psicologia da Estácio oferece atendimento e acompanhamento psicológico gratuito em Juiz de Fora.
Serviços como psicoterapia individual, em grupo, avaliações psicológicas e neuropsicológicas, além de ações voltadas para a saúde mental fazem parte do que é oferecido pela clínica.
Localizado na Avenida Presidente João Goulart, 600, no Bairro Cruzeiro do Sul, o espaço atende crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias. Há atendimentos turnos da manhã, tarde e noite.
As vagas para novos atendimentos são, normalmente, abertas no início de cada semestre letivo, a partir de fevereiro. Para agendar uma consulta ou entrar na fila de espera, basta entrar em contato pelo número (32) 98838-9696 ou pelo perfil @psicologiaestacio_jf.
*Estagiário sob supervisão da editora Gracielle Nocelli
LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui
O post Saiba onde conseguir atendimento psicológico gratuito em Juiz de Fora apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo