Folha JF

Anvisa veta comercialização de canetas emagrecedoras sem autorização no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e uso de canetas emagrecedoras sem registro no Brasil. A medida foi adotada nesta quarta-feira (21) e atinge medicamentos à base de tirzepatida, das marcas Synedica e TG, além de produtos com retatrutida, de todas as marcas e lotes.
Segundo a Anvisa, os produtos são popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras do Paraguai” e vêm sendo vendidos de forma irregular, principalmente por meio de redes sociais, sem autorização do órgão regulador.
Agência cita risco e falta de controle sanitário em canetas emagrecedoras
Em comunicado, a Anvisa informou que os medicamentos são produzidos por empresas desconhecidas e não possuem registro, notificação ou cadastro junto à agência, o que impede a comercialização legal no país. A ausência de regularização, segundo o órgão, inviabiliza qualquer verificação sobre a composição, procedência e condições de fabricação dos produtos.
A Agência destaca ainda que, por serem irregulares e de origem desconhecida, não há garantia sobre o conteúdo ou a qualidade das substâncias comercializadas. Por esse motivo, as canetas emagrecedoras não podem ser utilizadas em nenhuma hipótese.
A resolução que determina a proibição foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União e tem efeito imediato em todo o território nacional.
Leia também: https://folhajf.com.br/o-agente-secreto-e-indicado-a-4-oscars/
Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Matheus Brum.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo