VÍDEO: Resgate de onça-parda atropelada mobiliza bombeiros em Minas

O Corpo de Bombeiros foi acionado no fim da tarde dessa sexta-feira (23) por brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para o resgate de um animal silvestre em situação de risco, em Januária, no Norte de Minas.
A ocorrência envolveu uma onça-parda (Puma concolor), popularmente conhecida como suçuarana, que teria sido atropelada na rodovia MGC-135, nas proximidades do km 160, na região da Fazenda Minará, área do entorno do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Segundo relatos, o animal foi encontrado às margens da rodovia com ferimentos na cabeça e entrou na vegetação próxima logo após o atropelamento.
Uma guarnição se deslocou até o local equipada com equipamentos de proteção e materiais específicos para contenção e captura de animais silvestres. Após a avaliação da cena e a adoção das medidas de segurança necessárias, a onça foi localizada e capturada.
Veterinário realiza exame clínico em onça-parda resgatada após atropelamento na MGC-135, em Januária; animal foi encaminhado ao Cetas, em Montes Claros (Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação)
Durante a avaliação inicial após o resgate, foi constatado que o animal apresentava trauma craniano, além de sangramento na região da boca e do focinho. Em seguida, passou por exames médico-veterinários, avaliação clínica e administração de medicação. O animal foi estabilizado e liberado para transporte no fim da noite.
Na manhã deste sábado (24), a onça-parda foi encaminhada pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Montes Claros, onde permanecerá sob os cuidados de equipe especializada para avaliação, tratamento definitivo e demais procedimentos.
LEIA MAIS notícias sobre Minas aqui
O post VÍDEO: Resgate de onça-parda atropelada mobiliza bombeiros em Minas apareceu primeiro em Tribuna de Minas.



