Tribuna de Minas

Atraso na finalização do Sistema Pronto é tema de audiência na Câmara

Na tarde desta segunda-feira (22), a Câmara Municipal de Juiz de Fora recebeu uma audiência pública para discutir a situação dos serviços de saúde da cidade. A audiência foi proposta pelos vereadores Sargento Mello Casal (PL), Maurício Delgado (Rede), Roberta Lopes (PL) e Vitinho (PS). Além dos serviços, a discussão englobou a implantação e execução do Sistema Pronto e a segurança dos profissionais de saúde nas UBSs e UPAs.
O vereador Sargento Mello Casal (PL) convidou os representantes da Polícia Militar para tratar da falta de segurança nas Unidades Básicas de Saúde. Em sua fala de abertura, o representante legislativo questionou o atraso para a finalização do Sistema Pronto e a retirada de orçamento das maiores pastas do município pela Secretaria da Fazenda, comandada por Fernanda Finotti – convocada para a audiência, mas ausente. Também defendeu que o Fundo Municipal de Saúde (FNS) seja ser repassado automaticamente aos hospitais e servidores do município
Em seguida, o vereador Maurício Delgado (Rede) também questionou a contratação do Sistema Pronto, ainda em desenvolvimento, em detrimento do e-SUS. Segundo o vereador, o sistema despende cerca de 250 mil reais mensais dos cofres municipais. Matéria publicada pela Tribuna em abril, mostrou que o prontuário eletrônico custou R$ 6 milhões à PJF  e era alvo de apuração do Ministério Público. 
O secretário de Saúde da PJF, Jonathan Ferreira Tomaz, declarou que o Sistema Pronto está em fase de finalização e declarou que se este não atender a população, não continuarão a usá-lo. Na bancada, Jonathan respondeu aos questionamentos da população e reforçou a importância da população manter o cadastro do sistema de saúde atualizado nas unidades. 
Logo após, Flávio Henrique, gerente do Departamento de Planejamento Estratégico e Tecnologia em Saúde da Secretaria de Saúde, apresentou argumentos sobre a necessidade de um sistema de saúde próprio para o município. Também informou que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das áreas rurais contam com Wi-Fi, para melhorar o atendimento e a comunicação.
Na audiência pública, estiveram presentes o vereador e presidente da casa legislativa Zé Márcio Garotinho (PDT), Ronaldo Pinto Júnior da Secretaria de Governo; Jonatan Ferreira Tomaz da Secretaria de Saúde; Tenente Coronel Flávio Tafúri Matoso, do 27º Batalhão da Polícia Militar; Paulo César Vieira Júnior, subdelegado regional do CRO-MG; Jesus Alves da Silva, secretário do Conselho Municipal de Saúde; José Nalon de Queiroz, conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais; Flávio Henrique, gerente do Departamento de Planejamento Estratégico e Tecnologia em Saúde da Secretaria de Saúde; Deise Medeiros, presidente do Sinserpu-JF; Samantha Borchear, representante da Acispes.
LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui
 
O post Atraso na finalização do Sistema Pronto é tema de audiência na Câmara apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo