Branco é a cor preferida em carros no mundo há 15 anos

O branco foi apontado como cor do ano para 2026 pela Pantone, empresa norte-americana que criou um sistema de padronização de cores utilizado no mundo todo. O tom definido para o próximo ano, batizado de “Cloud Dancer”, algo como “dançarino das nuvens”, em tradução livre, “acalma a mente, incentivando o verdadeiro relaxamento e foco que permite a mente divagar e a criatividade respirar, abrindo espaço para a inovação”, de acordo com a companhia.
No setor de veículos, o branco é líder de vendas há 15 anos seguidos. É o que aponta o 73º Relatório Anual de Popularidade de Cores Automotivas Global da Axalta, principal fornecedora de tintas para montadoras no mundo todo. O estudo é publicado desde 1953.
No relatório sobre as cores mais presentes nos veículos vendidos em 2025, que acaba de ser divulgado, os tons branco, cinza e preto são, nessa ordem, os mais buscados pelos consumidores. Isso significa que não há nenhuma mudança “dramática” de interesse em curso – os tons neutros continuam dominando o mercado.
O branco permanece como a cor líder de vendas desde 2010 e, neste ano, responde por 29% da preferência global, seguido pelo preto, com 23%, e cinza, com 22%. Os três são, segundo a empresa, tons atemporais.
Prata recua
A cor prata, muito presente nas vias brasileiras, vem perdendo força. Nas vendas globais de veículos, sua participação baixou de 9% em 2024 para 7% em 2025. Por outro lado, o azul manteve 6% da preferência do consumidor.
Vale dizer que para tons como vermelho, marrom/bege, verde e amarelo/dourado não houve mudanças importantes. Aliás, boa parte dessas cores está ligada, historicamente, a veículos esportivos. No mesmo sentido, o preto costuma ser o tom preferido por compradores de veículos de luxo.
“O relatório revela como os (tons) neutros duradouros continuam a ancorar a paleta global, mesmo com o aumento do interesse em acabamentos que trazem mais profundidade, movimento e individualidade ao estilo dos veículos”, diz Lei Qiao, vice-presidente de Tecnologia e Revestimentos para Mobilidade da Axalta.
Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), quase 70% dos veículos em circulação no Brasil têm cores neutras No caso dos carros, o branco lidera com 21% de participação.
Para Flávio Passos, vice-presidente de autos da plataforma de anúncios OLX, o carro branco faz ainda mais sentido em lugares quentes. “A cor reflete melhor a luz solar, reduzindo o uso do ar-condicionado e aumentando a eficiência energética do veículo”, diz.
Segundo ele, 30% dos carros registrados em Cuiabá são brancos – no verão, a temperatura na capital do Mato Grosso pode passar de 40º. Já em Campos do Jordão (SP), conhecida pelo clima frio, apenas 16% dos veículos têm essa cor.
Passos lembra que o branco também predomina nas chamadas frotas corporativas. Estamos falando de 51,4% dos 2.282.399 autos e comerciais leves emplacados no mercado brasileiro no cumulado de janeiro a novembro de 2025.
LEIA MAIS notícias sobre Meu Carro & Cia aqui
O post Branco é a cor preferida em carros no mundo há 15 anos apareceu primeiro em Tribuna de Minas.



