Dom Marco Aurélio Gubiotti será empossado arcebispo de Juiz de Fora em março
O novo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Marco Aurélio Gubiotti, será empossado no dia 7 de março, em celebração marcada para a Catedral Metropolitana. A data marca oficialmente a transição no comando da Arquidiocese, que já entrou no período previsto pelo direito canônico.
Até a posse do novo arcebispo, Dom Gil permanece à frente da Igreja particular de Juiz de Fora na condição de administrador apostólico. Nessa função, ele mantém os mesmos direitos e deveres de um arcebispo metropolitano durante o período de transição.
Transição ocorre por limite de idade
A mudança ocorre em razão da idade de Dom Gil, que completou 75 anos, limite estabelecido pela Igreja Católica para o exercício do cargo. Após a posse de Dom Marco Aurélio, Dom Gil passa à condição de bispo emérito da Arquidiocese de Juiz de Fora.
A Arquidiocese informou ainda que uma missa em ação de graças pelo período em que Dom Gil esteve à frente da instituição deverá ser realizada em data a ser definida.
Quem é o novo arcebispo
Aos 62 anos, Dom Marco Aurélio Gubiotti atua atualmente como bispo da Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano. Ele foi nomeado para assumir a Arquidiocese de Juiz de Fora pelo Vaticano.
Dom Gil afirmou estar satisfeito com a escolha do sucessor e informou que já entrou em contato com Dom Marco Aurélio para parabenizá-lo pela nomeação.
Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Matheus Brum.