Chuva em Juiz de Fora nesta quinta causou estragos em apenas uma hora
A noite desta quinta-feira (19) foi marcada por uma forte tempestade em Juiz de Fora. Em apenas uma hora, alguns pontos da cidade registraram volumes expressivos de chuva, acompanhados por intensa atividade elétrica, com muitos raios e relâmpagos que iluminaram o céu e assustaram moradores.
De acordo com dados do Cemaden, o bairro Milho Branco registrou 56 mm de chuva em apenas 60 minutos. No São Judas, foram 50 mm; na Graminha, 49,6 mm; em Santa Rita, 44,1 mm; e na região Central, 42 mm. Já a estação do Inmet, localizada na UFJF, apontou 40 mm no mesmo intervalo de tempo.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Matheus Brum | Jornalismo Independente em Juiz de Fora (@matheusbrumjornalista)
Alagamentos pontuais e quedas de energia durante chuva
Com o grande volume concentrado em curto período, foram registrados pontos de alagamento em diferentes bairros da cidade. Apesar dos transtornos, até o momento não há registro de ocorrências graves. Em muitos locais, a água começou a baixar ainda durante a noite.
A quantidade de raios também chamou atenção. Diversas descargas elétricas foram observadas e houve relatos de piques de energia em algumas regiões. No bairro Marilândia, moradores ficaram alguns minutos sem luz, mas o fornecimento foi restabelecido pouco depois.
Também foi possível ver caos dentro da rodoviária de Juiz de Fora, na zona norte. Um vídeo que circulou pelas redes sociais mostra muita chuva dentro do terminal.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Folha JF (@folhajf)
A Defesa Civil segue monitorando as áreas mais afetadas e a orientação é que a população redobre a atenção em caso de novas pancadas de chuva.