Tribuna de Minas

MP investiga suspeitos de matar detento e planejar assassinato de policial penal

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e a Polícia Militar deflagraram, na manhã desta quinta-feira (25), a operação Arlequina para cumprir mandados contra uma organização criminosa com atuação na região de Viçosa — 169 quilômetros de Juiz de Fora — e em Cajuri — 164 quilômetros. A investigação atribui ao grupo o planejamento de execução de um policial penal e a participação em homicídios recentes, incluindo uma execução dentro das dependências da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Viçosa.
A operação tem como alvos a principal liderança do tráfico na região e integrantes do grupo, apontados por envolvimento com uma facção de alcance interestadual. O objetivo é dar cumprimento a 15 mandados de busca e apreensão, sete de prisão preventiva e um de interdição de imóvel utilizado para fins criminosos. Os mandados são executados em Viçosa e Cajuri.
Durante as diligências, a liderança do grupo reagiu à abordagem policial e morreu em decorrência do confronto. Até o momento, foram apreendidas armas de fogo, munições e variedade de substâncias entorpecentes, além de outros materiais de interesse para a investigação. Quatro promotores de Justiça, servidores do MPMG e cerca de 80 policiais militares participam da ação.
Segundo as apurações, o grupo é suspeito de vínculos com uma organização criminosa que opera em diferentes estados, com divisão de tarefas para o tráfico de drogas, apoio logístico e prática de crimes violentos. Na microrregião, os investigados são associados a homicídios consumados e tentados, além do planejamento para executar um policial penal.
A interdição judicial do imóvel tem como finalidade interromper o uso do espaço para atividades do grupo, incluindo o armazenamento de drogas, armas e a coordenação de ações criminosas. O material apreendido será periciado para subsidiar novas diligências e eventuais denúncias.
As equipes seguem em campo para localizar alvos com mandados de prisão pendentes e ampliar a coleta de provas. O MPMG e a PM informaram que a investigação prossegue sob sigilo para não prejudicar o andamento das medidas.
LEIA MAIS notícias sobre a Região aqui 
O post MP investiga suspeitos de matar detento e planejar assassinato de policial penal apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo