Folha JF

Exposição “Entrega Efetuada” provoca reflexão sobre cor e cansaço de quem move a cidade

Com o objetivo de discutir as condições de trabalho e as desigualdades enfrentadas por entregadores, a exposição “Entrega Efetuada” será aberta nesta quinta-feira (13), às 19h, na Galeria Nívea Bracher, localizada no Mercado Cultural AICE, no segundo piso do Mercado Municipal de Juiz de Fora. O evento é gratuito e contará com a presença dos artistas Mariana de Andrade e Rodrigo Dias, idealizadores do projeto.
Exposição aborda desigualdade e precarização do trabalho
Entre as inspirações está a canção “A Carne”, eternizada na voz de Elza Soares, a exposição busca relacionar a ideia de alimento e corpo humano como forma de evidenciar o desgaste físico e emocional vivido por entregadores, em sua maioria negros, que enfrentam jornadas exaustivas sem garantias trabalhistas. Segundo Mariana, a proposta nasceu da observação cotidiana de quem pedala pela cidade em busca de sustento.
Composta por quatro instalações que utilizam materiais diversos, a exposição leva o público a refletir sobre o crescimento das plataformas de entrega, especialmente durante a pandemia de Covid-19. O avanço desse modelo, ao mesmo tempo em que trouxe praticidade a parte da população, acentuou desigualdades e precarizou o trabalho de quem vive nas periferias urbanas.
Aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 11h às 21h, e aos fins de semana, das 11h às 16h, a mostra permanece até 7 de dezembro.
Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Anderson Narciso.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo