Companhia teatral juiz-forana celebra 20 anos de existência com o espetáculo ‘Ralé’

Grupo teatral celebra 20 anos de existência após hiato (Foto: Divulgação)
Sexta (5), sábado (6) e domingo (7), Juiz de Fora recebe a apresentação teatral “Ralé”, em uma adaptação livre da obra homônima do escritor Maximo Gorki. Com sessões marcadas às 20h, o evento ocorre no Teatro Academia e é dirigido por Thiago Berzoini. De acordo com a Companhia Caravela das Artes, a montagem, que comemora 20 anos de atuação do grupo, revela um cotidiano em que a humanidade resiste apesar da ruína, trazendo à tona o pensamento de que a verdadeira ralé não está nas condições financeiras, mas nas questões morais e éticas dos personagens. Com classificação indicativa de 18 anos, os interessados podem adquirir os ingressos no Sympla.
Conforme a equipe, a obra conta a história de um albergue degradado, onde sobrevivem pessoas à deriva da violência, fome e pequenas ilusões. Nastya, explorada pela irmã Vassilisa e humilhada por Kostilioff, busca escapar do destino que a cerca, enquanto seus colegas de albergue, Andrei e Satine, juntamente com a atriz fracassada Anna Kvashnya, expõem a brutalidade de afetos quebrados e da indiferença. A chegada de Luka, um mendigo, oferece consolo e reacende a possibilidade de dignidade em um mundo em que nada parece restar. Dessa maneira, eles contam que, entre delírios, sonhos e brutalidades, os personagens de “Ralé” revelam a esperança oculta na miséria.
Um trabalho coletivo
A direção conta que, sob orientação das professoras Aline Firjam e Filipe Ribeiro, os estudantes do curso de moda do Uniacademia participaram integralmente da criação dos figurinos e cenários da peça. Eles vivenciaram um processo que uniu pesquisa histórica, análise dramatúrgica e prática criativa. As alunas de Moda Juliana Werneck e Julia Dores destacam a experiência como um marco formativo, marcada pelo diálogo com o elenco e pela construção colaborativa das propostas visuais.
Já na cenografia, os estudantes de Design de Interiores do centro universitário pesquisaram conceitos, assistiram a ensaios, conversaram com o diretor e desenvolveram soluções alinhadas à atmosfera da obra. Dessa maneira, os organizadores contam que o trabalho envolveu escolhas técnicas e estéticas, culminando em um cenário coerente com a narrativa e que evidencia a aplicação do design como ferramenta expressiva no campo cultural. Eles mencionam que o projeto consolidou a integração entre teoria e prática e reforçou a importância da formação interdisciplinar nas artes cênicas.
Caravela das Artes
Criada em 2005, a Companhia Teatral Caravela das Artes teve origem por meio de um grupo de estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no qual os principais pensadores do projeto eram Thiago Berzoini e Jackson Leocádio. O grupo exerceu constante trabalho de pesquisa, relacionada às práticas de montagem, e ofereceu oficinas à população local e regional até o ano de 2013, com a montagem de “Frankenstein”, de Mary Shelley. Após dois hiatos, o grupo reúne-se em 2025 para celebrar os 20 anos de sua existência.
De acordo com Thiago Benzoini, a Caravela das Artes 2.0 está pronta para apresentar ao público de Juiz de Fora e região um trabalho com muita dedicação e repleto de camadas dramáticas que pretende gerar reflexão e trazer à tona emoções mistas ao público. O elenco de “Ralé” é composto por Álvaro Dyogo, Fernanda Bastos, Jackson Leocádio, Isabela Bianchi, Gabriele Teodoro, Vithória Almeida e Thiago Berzoini. Com desenho de luz e iluminotécnica de Alice Grossi e Naiana Xavier, a peça também conta com o trabalho de sonotécnica de Pedro Menezes.
Serviço
Apresentação “Ralé”
Datas: sexta (5), sábado (6) e domingo (7)
Horário: 20h
Local: Teatro Academia (Rua Halfeld, 1179 – Centro)
Ingressos via plataforma digital Sympla
Classificação indicativa: 18 anos
LEIA MAIS notícias sobre Cultura aqui
*Estagiária sob supervisão da editora Cecilia Itaborahy
O post Companhia teatral juiz-forana celebra 20 anos de existência com o espetáculo ‘Ralé’ apareceu primeiro em Tribuna de Minas.



