Tribuna de Minas

Técnico juiz-forano é campeão da Copa Rio com a Portuguesa

O técnico Alex Nascif celebrou o título da Portuguesa-RJ após a vitória sobre o América-RJ, em partida emocionante na final da Copa Rio, realizada no último sábado (20), no Estádio Luso-Brasileiro. Após perder o primeiro confronto por 1 a 0, a equipe da Ilha do Governador reverteu a situação com gols de Hugo e Elicley, sendo este último nos acréscimos da partida. Com o título, a Portuguesa garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026, enquanto o América, vice-campeão, assegurou presença na Copa do Brasil do próximo ano. No início do ano, o treinador juiz-forano já havia conseguido vaga na Quarta Divisão nacional no comando de outra equipe – o Betim – após terminar o Campeonato Mineiro na terceira colocação.
Além de Nascif, também conquistam os títulos pela Portuguesa o auxiliar técnico Wanderley Tavares e o lateral-direito Lucas Santos. O trio trabalhou junto no projeto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na época, em parceria com o Tupynambás.
Alex Nascif com o título da Copa Rio pela Portuguesa-RJ (Foto: Arquivo pessoal)
“Fruto de tudo que a gente passou”
Questionado sobre a final, decidida no detalhe, Nascif enxerga que a equipe começou mal o jogo, mas soube se adaptar. “No segundo tempo a gente conseguiu reverter com uma mudança de plataforma de jogo que a gente já vem adotando em alguns momentos e as trocas de algumas peças que conseguiram encaixar a engrenagem de uma forma melhor. A gente foi feliz por ter um domínio muito amplo que originou os dois gols. Essas mudanças individuais deram uma engrenagem melhor”, avalia.
Em relação ao sentimento após o título, Nascif afirma que é de gratidão por conta de todos os desafios. “Cheguei à Portuguesa no dia 3 de julho e tinha apenas seis jogadores de linha. Montamos o elenco às pressas, trouxemos jogadores que a gente confiava para jogar contra o Rezende, 20 dias depois, contra uma equipe que já estava cinco meses junta. Com todas as dificuldades que a gente teve durante o percurso, pegando equipes muito qualificadas, foi muito gratificante ser honrado no final com o trabalho. Falei para os atletas que o que nos honrou com esse título foi o trabalho, por tudo que a gente se dedicou”.
O treinador também comentou a comemoração inusitada após o título. Nos últimos dias, viralizou um vídeo dos jogadores comendo pizza portuguesa após o apito final. “A nossa torcida foi provocada no final do jogo, lá no Júlio de Coutinho, e o presidente se sentiu ferido, a instituição se sentiu ferida, e partiu dele isso. A comemoração no vestiário acabou sendo com pizza. Foi um momento de descontração, mas que mostrou a união do grupo e a satisfação com a conquista”, diz.
Bom trabalho não só na Lusa
Natural de Juiz de Fora, Alex Nascif traz no currículo experiências em clubes de destaque do futebol brasileiro, como Botafogo-PB, América-RN, Vitória, Athletico-PR, Paysandu e Tupi, além de trabalhos em outros cargos no Cuiabá. Recentemente, comandou o Betim Futebol, onde teve um trabalho elogiado e levou o time ao terceiro lugar no Campeonato Mineiro deste ano, acumulando quatro vitórias, cinco empates e apenas uma derrota.
LEIA MAIS notícias sobre Esportes aqui
O post Técnico juiz-forano é campeão da Copa Rio com a Portuguesa apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo