Folha JF

Chuva histórica que atingiu Juiz de Fora teve intervalo de quase 150 anos

Juiz de Fora segue vivendo os reflexos da chuva que atingiu a cidade no final da tarde da última segunda-feira, 15. A Defesa Civil de Juiz de Fora contabilizou 137 ocorrências até as 15h45 desta terça-feira (16), mas os números seguem em atualização.
O volume de precipitação, concentrado principalmente nas regiões Leste e Central, provocou alagamentos, inundações, deslizamentos e danos estruturais em diferentes pontos do município.
Fenômeno com chuva acontece em intervalo de 143 anos em Juiz de Fora
Segundo o subsecretário de Defesa Civil, Luís Fernando Martins, o episódio foi classificado como um evento extremo. “Foi um volume muito elevado de chuva, especialmente na Zona Leste e no Centro, o que levou a um número significativo de ocorrências. Chuvas com a intensidade registrada acontecem, em média, a cada 143 anos”, afirmou.
Entre os atendimentos registrados pela Defesa Civil estão 53 ocorrências de alagamento, 34 de escorregamento de talude e 26 de inundação. Também foram contabilizados cinco desabamentos de muro de divisa, quatro orientações técnicas preventivas, quatro registros de ruas danificadas e três desabamentos parciais de edificação.
Além disso, houve três ameaças de escorregamento de talude, duas ocorrências de desabamento de muro de contenção e uma ameaça de desabamento de muro de contenção, além de uma ameaça de desabamento de muro de divisa e uma trinca em parede.
Força-tarefa segue atuando na cidade
A Prefeitura de Juiz de Fora informou que segue mobilizada de forma integrada, com equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras, Empav, Cesama, Demlurb e Secretaria de Mobilidade Urbana atuando no atendimento às ocorrências, no monitoramento de áreas de risco e na mitigação dos impactos causados pelas chuvas.
O acompanhamento da situação, segundo a administração municipal, ocorre em tempo real por meio da Sala de Situação, com prioridade para a segurança da população e a retomada da normalidade nos pontos mais afetados.
Em caso de risco ou emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo