Juiz de Fora recebe este final de semana peça teatral gratuita sobre o valor de cada instante vivido

Obra estreia trabalho teatral do programa Gente Em Primeiro Lugar (Foto: Nina Cristofaro / Divulgação)
A partir das 20h desta sexta-feira (17), integrantes da Turma de Montagem do Programa Gente em Primeiro Lugar (PGPL) apresentam “O último vendedor de tempo”. O espetáculo, que ocorre às 20h no Teatro Paschoal Carlos Magno, também tem sessão marcada para o mesmo horário neste sábado (18). Com entrada gratuita, a obra retrata a trajetória de Cora, recém-chegada a cidade Ortaliã, uma cidade onde o tempo deixou de ser medido pelos relógios e passou a ser negociado como mercadoria rara.
De acordo com os produtores, a apresentação narra também, a presença de um homem misterioso na cidade de Ortaliã. Considerado o último vendedor de tempo; entre ampulhetas, frascos e memórias esquecidas, ele oferece minutos e horas àqueles dispostos a pagar o preço, um valor que ultrapassa o material e toca o que há de mais humano: a memória e o desejo.
Assim, a direção relata que Cora, que carrega consigo apenas uma mala e lembranças do que já foi esquecido, apresenta ao público através de seu olhar, os habitantes da cidade – Magnólia, Lior, Amarílis, Cornélia, Caetano e Lídia – e suas tentativas de reter o que inevitavelmente escapa: o tempo. Dessa maneira, ao combinar poesia e drama, “O último vendedor de tempo” convida o espectador a refletir sobre memória, esquecimento e as formas contemporâneas de negociar a própria existência.
A dramaturgia é assinada por Raíssa Garcia, sob direção de Hamanda Laísa, e integra a produção da Turma de Montagem, criada em 2024 no âmbito do Programa Gente em Primeiro Lugar, iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), gerida pela Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) e executada pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac). Além disso, o processo criativo foi conduzido pela equipe de teatro do programa e fundamentado na metodologia dos Viewpoints, desenvolvidos por Anne Bogart e Tina Landau, promovendo a experimentação e a criação coletiva entre jovens artistas da cidade.
Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli
Serviço
“O último vendedor de tempo”
Datas: 17 e 18 de outubro
Horário: às 20h
Local: Teatro Paschoal Carlos Magno (R. Gilberto de Alencar, 1 – Centro)
Entrada gratuita
Leia mais sobre Cultura aqui
O post Juiz de Fora recebe este final de semana peça teatral gratuita sobre o valor de cada instante vivido apareceu primeiro em Tribuna de Minas.



