Juiz de Fora sobe 70 posições e alcança 58º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios
Juiz de Fora registrou um avanço expressivo no Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A cidade subiu 70 posições e agora ocupa a 58ª colocação nacional, sendo a quinta melhor avaliada de Minas Gerais — atrás apenas de Belo Horizonte, Itabira, Itajubá e Pouso Alegre.
Segundo o levantamento, o município se destaca no funcionamento da administração. Juiz de Fora é a terceira cidade do país com melhor funcionamento da máquina pública e a 25ª cidade do país com melhor acesso à saúde, aponta o estudo. Apesar disso, a cidade perdeu 37 posições na avaliação da qualidade da saúde, ocupando agora o 254º lugar.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Matheus Brum | Jornalismo Independente em Juiz de Fora (@matheusbrumjornalista)
Apesar de melhora no Ranking de Competitividade dos Municípios, cidade tem muito a avançar
No setor de educação, houve avanço no índice de qualidade, mas o município segue distante das primeiras colocações, também na 254ª posição nacional. Já em outros indicadores, Juiz de Fora apresentou evolução em saneamento, meio ambiente, inserção econômica, capital humano e telecomunicações. Por outro lado, caiu nos critérios de sustentabilidade fiscal e segurança.
A Prefeitura se manifestou por meio de nota oficial. “A Prefeitura acompanha esses índices de eficiência e usa deles para planejar ou revisar as ações do município”, declarou. O Ranking de Competitividade dos Municípios é formado por 65 indicadores que analisam diferentes áreas de gestão pública em todo o país.