Tribuna de Minas

Juiz-forano é convocado para a Seleção Brasileira master de basquete

O nome de Juiz de Fora estará representado na Seleção Brasileira de Basquete master. O ala-armador José Henrique Casarim, de 34 anos — 35 a completar em junho — foi incluído na lista para os Jogos Pan-Americanos da categoria, que serão disputados em El Salvador, reunindo atletas de vários países das Américas, muitos deles com passagem pelo basquete profissional.
A competição é considerada uma das mais relevantes do basquete master no continente, com alto nível técnico e partidas equilibradas. Para Casarim, a convocação tem significado especial. “É a primeira vez que vou vestir a camisa da Seleção Brasileira e estou muito feliz, motivado, orgulhoso e honrado pela convocação. Todo jogador sonha em representar seu país e essa experiência vai ser incrível”, diz.
Dentro de quadra, ele destaca o compromisso coletivo. “Espero ajudar nossa equipe através dos meus pontos fortes, ajudando os companheiros em todos os momentos, com uma defesa forte, velocidade e bons arremessos de 3 pontos.”
Com experiência em campeonatos nacionais, Casarim vai representar a Seleção Brasileira (Foto: Arquivo pessoal)
Da quadra da praça à liderança no basquete local
A relação com o basquete começou cedo, por volta dos 10 anos, por influência do irmão mais velho, Fabiani. As primeiras partidas foram na praça do Bairro Benfica, na Zona Norte, e na Escola Estadual Professor Lopes, na mesma região de Juiz de Fora. O desempenho chamou atenção e ele foi convidado pelo técnico José Ricardo — nome marcante do basquete da cidade, falecido recentemente — para integrar o PBF/Olímpico.
A partir daí, passou a competir com mais frequência e a integrar equipes adultas tradicionais de Juiz de Fora, como o Spiders de Benfica e o Vianna Júnior, historicamente duas das equipes que mais atuaram no basquete adulto da cidade.
O rendimento garantiu bolsa de estudos no Colégio Academia de Comércio, local no qual conquistou títulos nos Jogos Escolares de Minas Gerais e nos Intercolegiais. Na sequência, vieram experiências em clubes e projetos no Rio de Janeiro e em São Paulo, ampliando a vivência dentro do esporte.
Em 2014, decidiu criar um projeto social e competitivo para jovens da cidade, iniciativa pela qual passaram diversos atletas. Hoje é profissional de Educação Física, técnico do JotaeFe Basquete e do Basquete Suprema, além de atuar como skill coach. Também lidera o Team Casarim em parceria com o Juiz de Fora Basquetebol, com equipes no adulto, no 3×3 e no master.
Juiz-forano também atua como treinador de basquete (Foto: Arquivo pessoal)
Além do trabalho nas quadras, Casarim ocupa a função de diretor regional da Federação Mineira de Basketball e é um dos fundadores do JotaeFe — atualmente à frente das equipes principais como treinador. Para ele, o crescimento do esporte na cidade é visível.
“O basquete em Juiz de Fora vem melhorando a cada dia, com muitos novos atletas e projetos. Continuar oportunizando para as crianças da nossa cidade novas experiências, treinarem desde o minibasquete, ganhando gosto pelo esporte, é um caminho para termos melhores atletas para competir em cenários estaduais e nacionais.”
Casarim também destaca o papel social da modalidade. “Ele é meio de transformação social para crianças e adultos. Creio muito no poder que o esporte tem na vida das pessoas, as levando para um caminho do bem. Nossa cidade tem um potencial esportivo e social gigantesco. De forma inteligente, estruturada e unida, respeitando as individualidades dos projetos e pessoas, temos tudo para crescer ainda mais.”
LEIA MAIS notícias sobre Esportes aqui
 

Ver essa foto no Instagram

 
Um post compartilhado por José Henrique Casarim (@jhcasarim)

O post Juiz-forano é convocado para a Seleção Brasileira master de basquete apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo