Juiz-forano faz parte da lista de árbitros que serão profissionalizados pela CBF; confira a lista completa

O árbitro juiz-forano Paulo César Zanovelli compõe a primeira lista, de 72 árbitros, que serão profissionalizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), conforme anúncio da entidade na terça-feira (27). O profissional faz parte do seleto grupo indicado para arbitrar os 380 jogos da Série A do Campeonato Brasileiro, além de jogos decisivos da Copa do Brasil e de divisões inferiores.
Em 2026, Zanovelli, integrante do quadro da Federação Mineira de Futebol (FMF) e formado na UFJF, já comandou três jogos do Campeonato Mineiro: o empate sem gols entre URT e North na primeira rodada, o empate em 1 a 1 entre Betim e Uberlândia na segunda rodada e, no domingo (25), a vitória do Tombense por 2 a 0 sobre o Democrata pela quinta rodada. O juiz-forano já está escalado para a primeira rodada da Série A e irá arbitrar o jogo entre Coritiba e Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira (28), às 19h, no Couto Pereira.
Zanovelli integra o quadro da Fifa em 2026 (Foto: Pedro Souza/Atlético)
Profissionalização começa em março
Ao todo, são 72 profissionais contratados, sendo 20 árbitros centrais (11 deles do quadro da Fifa, a Federação Internacional de Futebol), 40 assistentes (sendo 20 da Fifa), e outros 12 (também credenciados na Fifa) para atuarem como árbitros de vídeo (VAR). Ao final de cada ano, eles estarão passíveis a rebaixamento, pelo menos dois de cada função, com a consequente promoção de outros que tenham se destacado na temporada.
Com essa medida, os árbitros passarão a ser remunerados, com salários mensais, taxas variáveis e bônus por performance, e deverão se dedicar prioritariamente à atividade, sem a obrigação de exclusividade. Eles contarão também com apoio técnico, psicológico e preparação física.
Além da remuneração específica, segundo a CBF, os 72 árbitros vão ser avaliados sistematicamente por observadores e uma comissão técnica contratada pela CBF. Eles receberão notas por uma composição de variáveis, como controle de jogo, aplicação das regras, desempenho físico e clareza na comunicação. Também integrarão um ranking que será atualizado a cada rodada.
Os primeiros árbitros profissionalizados da confederação brasileira vão dispor de planos individualizados, com uma rotina semanal de treinos e estarão sob monitoramento tecnológico. Eles vão contar com suporte na área de saúde e passarão por quatro avaliações anuais, com testes físicos e de simulação de jogo. A rede de apoio incluirá preparador físico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo e com avaliações periódicas, técnicas e físicas.
O novo programa foi desenhado ao longo do ano passado e elaborado por um grupo de trabalho liderado por Netto Góes, Helder Melillo e Davi Feques. Contou com a participação de 38 clubes das Séries A e B, além de consultores internacionais, árbitros, federações e associações.
Oficialmente, o novo programa começará em março, quando as contratações e o novo padrão de funcionamento da arbitragem estarão implantados. O valor investido no programa de profissionalização será de R$ 195 milhões para os biênios 2026 e 2027.
LEIA MAIS notícias sobre Esportes aqui
Confira a lista completa de árbitros que serão profissionalizados pela CBF:
Árbitros centrais:
Alex Stefano
Paulo Cesar Zanovelli
Árbitros assistentes:
Alessandro Matos
VAR:
Caio Max
O post Juiz-forano faz parte da lista de árbitros que serão profissionalizados pela CBF; confira a lista completa apareceu primeiro em Tribuna de Minas.



