Folha JF

Operação Virtude prende mais de 80 suspeitos de crimes contra idosos em Minas Gerais

Durante o mês de outubro, Minas Gerais realizou uma grande mobilização para enfrentar casos de violência contra idosos. A Operação Virtude, coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG), reuniu milhares de agentes das forças policiais e de órgãos parceiros em uma ação conjunta voltada à proteção e à garantia de direitos da população idosa.
Operação Virtude amplia rede de proteção e reforça ações educativas
Ao longo dos 30 dias de atuação, 4,3 mil profissionais e 1.933 viaturas participaram de ações educativas, preventivas e repressivas. No período, 633 vítimas foram atendidas, e 437 denúncias de crimes contra idosos foram registradas, 355 já apuradas. A operação resultou em 88 prisões, sendo 68 em flagrante e 20 por mandado judicial, além da condução de 24 suspeitos à Polícia Civil.
Durante as diligências, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou 2.998 atendimentos pré-hospitalares, enquanto as forças policiais lavraram 581 boletins de ocorrência, instauraram 367 inquéritos e cumpriram 224 prisões cautelares, além de 121 perícias.
As atividades contaram com o apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Vigilância Sanitária, responsáveis por fiscalizações em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), notificações e medidas de monitoramento. Também foram promovidas ações educativas, que alcançaram 3,8 mil pessoas em palestras e 11 mil por meio de campanhas digitais sobre prevenção e denúncia de violência.
A Operação Virtude foi coordenada pela Sejusp, com apoio das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, do Ministério Público, da Defensoria Pública e das secretarias de Saúde (SES-MG) e Desenvolvimento Social (Sedese).
Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Anderson Narciso.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo