Aplicação da primeira vacina em dose única contra dengue começa em janeiro

A nova vacina contra dengue – primeiro imunizante de dose única produzido integralmente no Brasil pelo Instituto Butantan – estará disponível em janeiro de 2026. O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (9), as diretrizes para o uso do imunizante que protege contra os quatro tipos da doença.
As primeiras 1,3 milhão de doses já fabricadas serão destinadas aos profissionais da Atenção Primária, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em visitas domiciliares, seguindo a recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento de Imunização (CTAI).
Com a ampliação da capacidade produtiva, o Ministério da Saúde pretende estender a vacinação ao público geral. A campanha deverá começar pelos adultos, a partir de 59 anos, e avançar gradualmente até atingir a faixa dos 15 anos.
A definição do público prioritário levou em conta critérios técnicos e o perfil epidemiológico do país, discutidos na reunião da CTAI realizada em 1º de dezembro.
Vacina contra dengue para adolescentes
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a vacina Qdenga, produzida pela farmacêutica Takeda, continuará sendo destinada a adolescentes de 10 a 14 anos, e há previsão de ampliação da oferta para essa faixa etária em mais municípios.
A pasta afirma, ainda, ter adquirido 9 milhões de doses para aplicação em 2026 e prevê a compra de mais 9 milhões para 2027.A Qdenga é aplicada em duas doses.
Estratégia de vacinação
Parte das doses prontas da vacina produzida pelo Instituto Butantan também será utilizada em uma estratégia na cidade de Botucatu, no interior de São Paulo. O município servirá como campo de avaliação da efetividade e do impacto do imunizante na dinâmica da doença na região. Na cidade, a vacinação será destinada à população de 15 a 59 anos.
“Estima-se que, ao chegar a uma adesão de 40% a 50% dessa população na vacinação, haverá um grande impacto no controle da dengue”, diz a pasta. Botucatu passou por uma experiência similar no período da pandemia de Covid-19, com vacinação em massa da sua população na época.
Além de Botucatu, outros municípios com predominância do sorotipo 3 da dengue (DENV-3) estão em análise para integrar essa estratégia.
*Com informações da Agência Brasil e do Estadão Conteúdo
LEIA MAIS notícias sobre Saúde aqui
O post Aplicação da primeira vacina em dose única contra dengue começa em janeiro apareceu primeiro em Tribuna de Minas.



