Musical infantojuvenil aborda educação financeira e empreendedorismo

Musical conta a jornada de Tina para reencontrar seu amigo Tom Tom (Foto: Priscila Prade / Divulgação)
O musical “De onde vem o dinheiro?”, uma produção com dramaturgia de Renata Mizrahi e direção de Leandro Mariz, é apresentado em Juiz de Fora este sábado (18). Voltada para o público infantojuvenil, o espetáculo ensina conceitos de educação financeira e empreendedorismo por meio da linguagem teatral, conforme os produtores. Já em circulação por seis estados brasileiros, o evento gratuito, com duração de 60 minutos, é relizado às 16h no Teatro Solar. Os ingressos estão disponíveis via plataforma digital, e a apresentação conta com intérprete de Libras, programa em braille e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Segundo a direção, a obra conta a história da personagem Tina, que mora na beira do mar, e Tom Tom, que recentemente se mudou para as montanhas. A menina sente saudade de seu amigo e quer muito visitá-lo, mas a passagem de ônibus é muito cara e sua famílai não pode arcar com a viagem. Com a ajuda de um jogo criado por sua mãe, ela aprende a importância de ganhar dinheiro, economizar e entender como atingir as suas metas. Esse processo é realizado com ajuda da Rainha Dim-Dim (versão gamificada da mãe), que propõe desafios cheios de música, perguntas e fases.
“Quando me veio o desafio de escrever essa peça, logo pensei que se a gente distanciasse ela para um reino mágico, não causaríamos identificação, pois, apesar de ser fascinante, um reino não realista é inalcançável para as crianças do dia a dia. Então construí uma história que une ‘magia’ e realidade, que é vivida na sala de casa. Como autora, tenho a preocupação de fazer uma história alcançar crianças e seus pais. Através de um micro universo, falamos de um tema universal e necessário. Afinal, qual a família que não quer dar consciência financeira aos seus filhos de uma forma lúdica, teatral e musical?”, indaga Renata Mizrahi.
Apresentação já foi realizada em diferentes estados do país (Foto: Divulgação)
“Dirigir este espetáculo, foi uma oportunidade de conectar arte e educação de forma acessível para todos. Acredito na força do lúdico como ferramenta de aprendizado, especialmente quando falamos com crianças. Nunca devemos subestimar a inteligência delas – pelo contrário, quero convidá-las a refletir, de forma divertida, sobre temas que parecem complexos, como economia, consumo consciente e sustentabilidade”, complementa Leandro Mariz.
O elenco é formado por Aurélio Lima, Inês Munhoz e Titzi Oliveira. A realização é do Instituto Arte e Cultura Para Todos, e conta com a produção da WB Produções e o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
De acordo com a direção, o Instituto Arte e Cultura Para Todos, fundado em 2022, tem como missão ampliar o acesso à arte e à cultura por meio de espetáculos, oficinas, palestras e ações formativas.
Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli
Serviço
Musical “De onde vem o dinheiro?”
Data: 18 de outubro (sábado)
Horários: 16h
Local: Teatro Solar (Avenida Presidente Itamar Franco, 2104)
Ingressos: gratuitos, mediante retirada no Sympla
Leia mais sobre Cultura aqui
O post Musical infantojuvenil aborda educação financeira e empreendedorismo apareceu primeiro em Tribuna de Minas.



