Produtores do Amanhã leva alunos de Juiz de Fora à Embrapa para vivência sobre o ciclo do leite

Alunos da Escola Municipal Amélia Mascarenhas visitaram projeto Produtores do Amanhã (Foto: PJF)
Alunos da Escola Municipal Amélia Mascarenhas participaram, nesta quarta-feira (29), da abertura do projeto Produtores do Amanhã, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). A iniciativa tem como meta aproximar crianças e jovens do universo da agricultura, da tecnologia e da inovação no campo.
Na primeira atividade, 40 estudantes do 6º ano do ensino fundamental visitaram a Vitrine do Leite, espaço pedagógico da Embrapa Gado de Leite que apresenta, de forma interativa, todas as etapas da produção — da ordenha ao consumo. Os alunos também conheceram o Laboratório de Entomologia e participaram da confecção do próprio iogurte.
De acordo com a coordenadora da Vitrine Interativa de Tecnologias do Leite, Letícia Mendonça, “o objetivo é informar as crianças sobre como funciona a cadeia do leite, desde a aquisição de insumos, passando pelo reconhecimento das raças leiteiras, sobre como se faz a ordenha, o transporte, a análise, como o leite é processado e como ele chega até a mesa do consumidor. E, acima de tudo, como todo esse processo é realizado respeitando o meio ambiente”.
Alunos puderam aprender na prática os impactos da alimentação natural na saúde (Foto: PJF)
A professora de ciências Anna Carolynne Alvim Duque destacou a importância da vivência prática para os alunos. “Dentro de sala de aula eles aprenderam sobre a alimentação saudável e hoje, na prática, aprenderam o quanto esse alimento natural tem um impacto na saúde e quanto o produtor rural tem um papel essencial na vida de todos. Essa parceria da escola com a SDA foi importantíssima para trazer a esses estudantes uma realidade harmônica, saudável e cheia de conhecimento.”
Para a secretária de Desenvolvimento Agrário, Valdeane Cerqueira, o projeto busca ampliar o olhar dos estudantes sobre o campo. “Queremos, com este projeto, despertar o interesse das crianças e jovens pelo campo, mostrar a vida rural como um ambiente dinâmico e cheio de oportunidades e, para além disso, trabalhar a alimentação, o consumo consciente, a procedência dos alimentos e incentivar hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis.”
O Produtores do Amanhã é um projeto educacional voltado para a valorização do meio rural e para a promoção da agropecuária sustentável. A proposta utiliza atividades imersivas e práticas como forma de complementar a aprendizagem em sala de aula e estimular o contato dos jovens com a realidade do campo.
LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui
*Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe
Resumo desta notícia gerado por IA
* Projeto Produtores do Amanhã foi lançado pela Prefeitura de Juiz de Fora.
O post Produtores do Amanhã leva alunos de Juiz de Fora à Embrapa para vivência sobre o ciclo do leite apareceu primeiro em Tribuna de Minas.



