Robson Victor é preso em Juiz de Fora após ser condenado por participar dos Atos de 8 de Janeiro
Foi preso no final da tarde de quarta-feira (03/09), o juiz-forano Robson Victor de Souza, de 49 anos. Ele foi detido em Juiz de Fora. Robson foi condenado em junho pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 14 anos de prisão por participar dos Atos de 8 de Janeiro de 2023.
A pena foi fixada em 12 anos e 6 meses de reclusão, além de 1 ano e 6 meses de detenção, pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada. A decisão é definitiva e não cabe recurso.
No processo, Robson admitiu ter viajado de Juiz de Fora para Brasília, onde permaneceu acampado em frente ao QG do Exército e, no dia 8, entrou no Palácio do Planalto. Porém, afirmou que foi “por curiosidade” e que “chorou ao ver a destruição”, negando envolvimento em danos ou organização de grupos.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Folha JF (@folhajf)
Defesa de Robson Victor tentou prisão domiciliar
A defesa tentou converter a prisão de Robson para domiciliar, alegando que é o principal provedor da filha Ana Beatriz, de 25 anos, portadora de doença de Crohn, encefalopatia, colangite esclerosante primária e transplantada de fígado em 2019, que necessita de assistência 24 horas. No entanto, a defesa não conseguiu.