Tribuna de Minas

Seis filmes disputam vaga para representar o Brasil no Oscar 2026; saiba onde assistir

A Academia Brasileira de Cinema anunciou, nesta segunda-feira (8), os seis filmes finalistas que disputam a indicação para representar o Brasil no Oscar 2026. A escolha oficial do candidato brasileiro na categoria Melhor Filme Internacional será definida em reunião marcada para a próxima segunda-feira (15).
Entre os selecionados está “O agente secreto”, vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator no Festival de Cannes. A seguir, confira a lista completa dos filmes selecionados e onde assistir.
Baby 
Dirigido por Marcelo Caetano, o filme acompanha Wellington, jovem de 18 anos que, após deixar um centro de detenção juvenil, vaga sozinho e desamparado pelas ruas de São Paulo, sem contato com a família e sem recursos para recomeçar. Nesse percurso, ele conhece Ronaldo, um homem mais velho que lhe apresenta novas formas de sobrevivência. Aos poucos, a relação entre os dois evolui para uma paixão marcada por conflitos.  O filme está disponível no Telecine.

Kasa branca 
Também disponível no Telecine, a produção dirigida por Luciano Vidigal conta a história de Dé, adolescente negro da periferia da Chatuba, no Rio de Janeiro, que descobre que sua avó, Almerinda, está em fase terminal do Alzheimer. Ao lado dos amigos Adrianim e Martins, ele busca força para enfrentar a vida e aproveitar os últimos dias ao lado dela.

Manas
Sob direção de Marianna Brennand, o filme acompanha Marcielle, ou Tielle (Jamilli Correa), uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA) com os pais, Marcílio (Rômulo Braga) e Danielle (Fátima Macedo), e três irmãos. Admiradora da irmã mais velha, Claudinha, que teria deixado a família ao “arrumar um homem bom” nas balsas da região, Tielle vê suas idealizações desmoronarem à medida que amadurece. Presa entre dois ambientes abusivos, preocupada com a irmã mais nova e diante de um futuro limitado, ela decide confrontar a engrenagem violenta que marca sua família e a vida das mulheres ao seu redor. O longa está disponível no catálogo do Telecine.

O agente secreto
Vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator no Festival de Cannes, o filme dirigido por Kleber Mendonça Filho é um thriller ambientado no Brasil de 1977. A trama acompanha Marcelo (Wagner Moura), especialista em tecnologia que, ao tentar escapar de um passado misterioso, retorna a Recife em busca de tranquilidade. No entanto, logo descobre que a cidade está longe de ser o refúgio que imaginava. O filme ainda não está disponível no streaming.

O último azul
Dirigido por Gabriel Mascaro, o filme acompanha Tereza, de 77 anos, que vive em uma cidade industrializada na Amazônia e é convocada pelo governo a se mudar para uma colônia habitacional compulsória, onde idosos “desfrutam” dos últimos anos, enquanto a juventude produtiva segue trabalhando. Antes do exílio forçado, ela parte em uma jornada pelos rios e afluentes da região para realizar um último desejo – uma escolha capaz de mudar seu destino para sempre. O filme também não está disponível no streaming.

Oeste uutra vez
Disponível no Globoplay e dirigido por Erico Rassi, o filme se passa no sertão de Goiás e retrata a vida de homens rudes que não sabem lidar com suas fragilidades. Abandonados pelas mulheres que amam, eles se tornam tristes e amargurados, voltando-se violentamente uns contra os outros.

LEIA MAIS sobre Cultura aqui
O post Seis filmes disputam vaga para representar o Brasil no Oscar 2026; saiba onde assistir apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo