Tribuna de Minas

Serra de São José: incêndios voltam a mobilizar brigadistas e bombeiros na APA

(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de São José, um dos mais importantes patrimônios naturais da região, voltou a registrar dados por conta do surgimento de focos de incêndio. Brigadistas e o Corpo de Bombeiros se mobilizaram, na última quinta (16) e nesta sexta-feira (17), para evitar que a situação tomasse proporções ainda maiores. 
Na tarde de quinta, um incêndio foi identificado na APA e a resposta inicial partiu de uma equipe de brigadistas, composta por quatro profissionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e um funcionário do parque. A situação se agravou nesta manhã quando uma nova ocorrência de incêndio foi reportada. Desta vez, o foco estava em uma região de cachoeiras, nas proximidades de Tiradentes. O Corpo de Bombeiros de São João Del-Rei foi acionado e se deslocou para o local para auxiliar os brigadistas locais e uma equipe do IEF. 
De acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros, o incêndio atingiu uma área de vegetação próxima à Cachoeira do Bom Despacho. Ao chegarem ao local, os combatentes se depararam com pontos fumegantes e alguns focos de fogo. As chamas foram controladas antes que se espalhassem e ganhassem maiores proporções.
Segundo os brigadistas que participaram ativamente do combate, o incêndio atingiu uma área aproximada de 700 m². Após o controle, um drone foi utilizado para realizar um sobrevoo na região, verificando a extensão dos danos e garantindo que não houvesse novas ignições ocultas. Até o momento, a força-tarefa verificou apenas pontos fumegantes, como constatado pelas imagens georreferenciadas obtidas pelo equipamento.
As autoridades ambientais e militares informaram que seguem acompanhando a situação na Serra de São José. 
LEIA MAIS notícias sobre a Região aqui
O post Serra de São José: incêndios voltam a mobilizar brigadistas e bombeiros na APA apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo