Folha JF

Sindicatos repudiam proposta da PJF para o Saúde Servidor em Juiz de Fora

O debate sobre o Saúde Servidor ganhou novo capítulo em Juiz de Fora. O Fórum Sindical, formado por Sinserpu, Senge, Sinágua e Sinpro, divulgou nota pública repudiando a proposta apresentada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para a continuidade do plano.
A proposta foi apresentada aos vereadores na manhã desta terça-feira (10) e posteriormente publicada no site oficial do Executivo, mas, segundo o Fórum, o coletivo não foi convidado para a reunião.
Proposta para Saúde Servidor é criticada
De acordo com a nota, a ausência de comunicação prévia causou surpresa e indignação. O grupo afirma que, nas tratativas anteriores, havia apenas uma proposta da Prefeitura em discussão, desconsiderando a alternativa defendida pelos sindicatos.
O principal ponto de divergência é a possível privatização do Saúde Servidor. A PJF pretende licitar ainda em fevereiro uma empresa para assumir a operação do plano. Embora o Executivo evite usar o termo privatização, argumentando que a gestão ficará sob responsabilidade da JF Prev, o Fórum reforça que defende a autogestão como princípio central.
Criado em 2025, o Fórum participa de um Grupo de Trabalho com representantes da Prefeitura. No entanto, segundo os sindicatos, a proposta apresentada não passou pelo GT nem pelos usuários do plano, que atualmente acumula dívida de R$ 20 milhões e prejuízo mensal de R$ 1 milhão.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo