Tribuna de Minas

Suspeitos de abuso sexual infantil são presos durante operação da PF

Foto: PF/Divulgação
Dois suspeitos de abuso, compartilhamento e produção de arquivos relacionados à exploração sexual infantil foram alvos de operação da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (10) em Barbacena – município a cem quilômetros de Juiz de Fora.
De acordo com a PF, um dos investigados compartilhava fotos e vídeos de crianças ou adolescentes sendo abusados sexualmente. A distribuição dos materiais acontecia pelas redes P2P – tecnologia que, ainda segundo a Polícia Federal, permite o compartilhamento direto de arquivos entre computadores, sem a necessidade de um servidor central.
O outro suspeito armazenava arquivos com o mesmo teor em nuvens de dados. A PF acredita, inclusive, que há indícios de que esse segundo suspeito também produziu materiais encontrados no seu computador, em que ele realizava chamadas de vídeo com menores.
Foram apreendidos smartphones, um computador e diversos dispositivos de armazenamento. Todo material será encaminhado à perícia técnica criminal.
Alerta aos pais e responsáveis
A Polícia Federal alertou pais e responsáveis para os cuidados na hora de permitir o acesso de menores à internet. Em nota, a PF destacou que conversas francas sobre o risco do ambiente virtual, explicações sobre o uso seguro das redes sociais, jogos e aplicativos e o monitoramento frequente das atividades on-line são medidas essenciais de proteção.
Além disso, é fundamental estar atento aos detalhes. Mudanças repentinas de comportamento, isolamento ou segredo em relação ao uso do celular e/ou computador podem indicar situações de risco.
“A prevenção continua sendo a forma mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes”, concluiu a PF.
Foto: PF/Divulgação

LEIA MAIS notícias sobre a Região aqui
O post Suspeitos de abuso sexual infantil são presos durante operação da PF apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo