Tribuna de Minas

Hospital Regional de Divinópolis será gerido pela UFSJ e deve reforçar atendimento público de saúde na Zona da Mata

Foto: Felipe Natanael / Digital MG
O Hospital Regional de Divinópolis (HRDV) passará a ser administrado pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão ligado ao Ministério da Educação. A mudança foi confirmada após acordo entre o Governo de Minas e a União e tem o objetivo de viabilizar a conclusão e o início das atividades da unidade, que deve atender moradores de 54 municípios do Centro-Oeste mineiro e parte da Zona da Mata.
Com a transferência do imóvel, a Ebserh ficará responsável por equipar o hospital e iniciar a contratação de profissionais e serviços, etapa necessária para o funcionamento do complexo. A gestão federal é vista como alternativa para acelerar a abertura da unidade e ampliar o acesso a atendimentos de média e alta complexidade em regiões que ainda enfrentam limitações na rede pública.
Localizado em uma área de 53 mil metros quadrados e com 16,7 mil metros quadrados de área construída, o HRDV contará com 202 leitos, sendo 30 de UTI, dez de UTI neonatal e outras unidades especializadas. A estrutura prevê atendimento em obstetrícia, clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ortopedia, neurologia, cardiologia e saúde mental, entre outras especialidades.
O hospital terá ainda um Centro de Parto Normal tipo II e suporte para gestação de alto risco. Os serviços devem contemplar cidades que dependem atualmente de deslocamentos para polos como Divinópolis, São João del-Rei e Juiz de Fora (215 km), onde se concentram hospitais de referência regional.
Os recursos finais para a conclusão da obra, estimados em R$ 40 milhões, são provenientes do acordo judicial firmado com a mineradora Vale S.A. após o rompimento das barragens de Brumadinho, em 2019. O investimento permitirá o término da infraestrutura e o início do processo de aparelhamento do hospital.
A expectativa é que a vinculação à UFSJ aproxime o ensino e a pesquisa das demandas assistenciais da região, fortalecendo o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e criando novas oportunidades de formação e capacitação em áreas médicas e multiprofissionais.
LEIA MAIS notícias sobre Região aqui
*Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe
Resumo desta notícia gerado por IA
Hospital Regional de Divinópolis será administrado pela UFSJ e pela Ebserh.
Unidade vai atender 54 municípios do Centro-Oeste e parte da Zona da Mata.
Estrutura contará com 202 leitos e serviços em várias especialidades médicas.
Obra será concluída com recursos do acordo judicial de Brumadinho.
O post Hospital Regional de Divinópolis será gerido pela UFSJ e deve reforçar atendimento público de saúde na Zona da Mata apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo