Tribuna participa do Conecta com Minas e integra Comitê de Ética do Sindijori

A diretora-presidente da Tribuna de Minas, Suzana Neves, que tomou posse no Comitê de Ética do Sindicato dos Jornais, Revistas e Similares (Sindijori), e o presidente Rodrigo Fernandes, no Conecta com Minas – terceira edição do encontro entre veículos e agências, em Belo Horizonte
Reunindo profissionais da indústria da comunicação em Minas Gerais, o Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Veículos de Comunicação Digital do Estado de Minas Gerais (Sindijori-MG) promoveu, nessa segunda-feira (27), em Belo Horizonte, o Conecta Com Minas – encontro voltado à integração e ao fortalecimento do setor no estado.
A Tribuna de Minas marcou presença no evento, representada pela diretora-presidente Suzana Neves, que tomou posse no Comitê de Ética do Sindijori-MG. Para o presidente do Sindicato, Rodrigo Fernandes, a parceria com a Rede Tribuna, que engloba duas rádios, o impresso e um portal online – é motivo de orgulho.
“A mídia impressa está se reinventando; a mídia digital também tem recebido muitos investimentos e possui um potencial tremendo. Os veículos do interior são os verdadeiros interlocutores das cidades, dos municípios onde estão inseridos”, destacou Fernandes.
O presidente explicou que o Sindijori-MG é hoje a maior rede de comunicação impressa e digital do estado, com mais de 140 portais associados, sendo 103 automatizados pelo plugin Colônia Minas Gerais, além de 72 jornais impressos.
“Todos esses jornais vêm se estruturando e se consolidando no interior. Ou seja, os veículos de comunicação ligados ao Sindijori estão fortalecidos, já superaram os sobressaltos do setor e se tornaram verdadeiras referências nas comunidades onde atuam”, completou.
Segundo estado mais populoso do país, Minas Gerais conta atualmente com 21.393.441 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Fernandes explica que o sindicato alcança cerca de 45% da população mineira e ressalta que o diálogo vai além da publicidade, estendendo-se ao contato diário com o cidadão por meio do portal digital, rádio, jornal e televisão.
Desafios e soluções em pauta
Apesar do alcance e das conquistas recentes, Rodrigo Fernandes reconhece que ainda há desafios a serem superados, mas destaca que as potencialidades do setor são maiores e que, ao somar esforços, é possível encontrar soluções conjuntas.
O secretário de Comunicação do Estado de Minas Gerais, Bernardo Santos, também reconhece os desafios, mas demonstra otimismo quanto à busca por soluções a partir da atuação do sindicato e dos serviços prestados pela entidade.
Ele ressalta que o Sindijori-MG desempenha um papel fundamental ao identificar as dificuldades enfrentadas pelo setor e contribuir para o seu desenvolvimento. Santos reforça ainda a necessidade de diálogo constante entre o setor público e o privado, destacando a importância da mediação e da construção de uma comunicação equilibrada entre os diferentes interesses e demandas.
“A gente, às vezes, não agrada todo mundo. Somos obrigados a tomar essas decisões para gerir bem o recurso público, mas temos dialogado e chegado a bons termos.”
Governo de Minas reforça diálogo com o setor
Prestes a completar três anos como secretário da Secom, Bernardo Santos avalia que o Governo de Minas Gerais tem alcançado bons acordos e construído uma relação positiva com o Sindijori-MG e seus associados. Ele reconhece que, apesar das dificuldades de investimento na comunicação do interior mineiro, o Estado tem obtido resultados expressivos.
“O governador tem feito um esforço para dar mais protagonismo ao interior. E nós, hoje, ao buscar essa relevância para as cidades fora da capital, ainda enfrentamos algumas dificuldades, porque partimos praticamente de um ponto zero”, afirmou.
O secretário citou como referência outras iniciativas do governo, como o projeto “Descentra Cultura”, que promove a descentralização das verbas de incentivo e apoio cultural, garantindo uma distribuição mais equilibrada entre as localidades. Ele também destacou investimentos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em diferentes regiões do estado.
“Acho que o Sindicato tem feito um bom trabalho, e nós, enquanto governo, também temos atendido o setor”, concluiu Santos.
LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui
O post Tribuna participa do Conecta com Minas e integra Comitê de Ética do Sindijori apareceu primeiro em Tribuna de Minas.



