Tribuna de Minas

Tutor de pitbull é indiciado por omissão de cautela após morte de cadela no Bom Pastor

A investigação que apurou o caso envolvendo a cadela Daiana, morta após ataque de pitbull no Bairro Bom Pastor, Região Sul de Juiz de Fora, em 9 de fevereiro, foi concluída nesta quinta-feira (19). O procedimento da Polícia Civil registra autoria pelo crime de omissão de cautela na guarda ou condução animal, conforme previsto na legislação, ao tutor de 47 anos.
De acordo com o delegado responsável, Luciano Vidal, foram realizadas diligências técnicas no curso das investigações, incluindo perícia em imagens colhidas, oitiva de testemunhas e depoimento do investigado, que prestou esclarecimentos à autoridade policial.
“Também realizamos vistoria na residência do autor, com a finalidade de verificar as condições de guarda e cautela do animal, nos termos técnicos aplicáveis à apuração,” explica. O caso segue agora sob apreciação do Poder Judiciário.
‘Lutou para sobreviver’
A cadela de pequeno porte Daiana, de 9 anos, morreu após o ataque do pitbull, na Rua Senador Salgado Filho, no Bom Pastor. No caso que mobilizou moradores da região, o animal chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. 
De acordo com a Polícia Militar, o pitbull estava solto e sem focinheira quando atacou a cadela, que era conduzida pela tutora. Ao tentar proteger o animal, a mulher sofreu ferimentos leves na mão. Ela procurou atendimento por meios próprios no Hospital de Pronto Socorro, onde foi atendida e liberada. 
A cadela foi socorrida por populares e levada a uma clínica veterinária. Segundo informações repassadas pela unidade, o animal apresentava uma laceração de cerca de 20 centímetros na lateral esquerda do tórax e demonstrava muita dor no momento do atendimento. Apesar dos cuidados, a cadela não resistiu às lesões. 
Em relato enviado à reportagem, a filha da tutora, Júlia Melo, lamentou a morte do animal e falou sobre o luto da família. “No momento eu só sinto uma dor profunda e quero estar aqui para apoiar minha mãe, que viveu a situação traumática e continua revivendo na memória e se culpando. Ela era meu mundo, o motivo da minha felicidade. A pureza dela iluminava a minha vida e me curava em momentos difíceis, era minha companheira. Ela foi muito forte, lutou muito para sobreviver, mas foi demais para ela. Eu só queria que ela não tivesse sofrido”, afirma.
Moradores da região ainda relataram à polícia que este seria o quinto episódio envolvendo o mesmo cão nas proximidades. Foi repassado à PM que o tutor do pitbull não estava no local no momento do ataque e recolheu o animal após o ocorrido.
Comunidade convoca ato pela memória de Daiana
A Associação de Moradores do Bairro Bom Pastor convidou a comunidade para um “ato de reflexão”, como forma de homenagem à cadela falecida e conscientização sobre a tutoria responsável de animais de estimação.
O momento está marcado para às 10h do próximo sábado (21), na Praça do Bom Pastor.
LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui
O post Tutor de pitbull é indiciado por omissão de cautela após morte de cadela no Bom Pastor apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo