Juiz de Fora recebe 2º Encontro de Congadas nos dias 22 e 23 de novembro
Juiz de Fora volta a abrir espaço para as tradições do Reinado do Rosário com a realização do 2º Encontro de Congadas, marcado para este sábado (22) e domingo (23). A iniciativa reforça um processo recente de valorização das culturas afro-brasileiras ligadas às irmandades do Rosário, que durante décadas permaneceram afastadas do cotidiano urbano da cidade. A programação ocorrerá na Praça da Estação e na Praça Antônio Carlos, com apresentações, cortejos e participação de coletivos de diferentes cidades de Minas Gerais.
O evento dá continuidade à retomada das manifestações ligadas ao Reinado do Rosário em Juiz de Fora, cujo histórico remonta ao final do século XIX, quando a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário organizava celebrações, cantos e cortejos. Após longos períodos sem ocupação pública, o encontro realizado em 2024 marcou o retorno das guardas às ruas, movimento reforçado nesta nova edição.
Além do cortejo de domingo, que sairá da Praça Antônio Carlos em direção à Praça da Estação, o encontro contará com atrações musicais, rodas tradicionais e apresentações de grupos de localidades como Ubá, Cipotânea, Ibertioga, Passa Tempo, Timóteo, entre outras. Também participam coletivos regionais de jongo e folia.
A realização desta edição tem apoio do Ingoma, coletivo com 16 anos de atuação junto a congadeiros e moçambiqueiros do estado. O grupo desenvolve pesquisa, registro e articulação com guardas do Rosário e, em 2025, foi reconhecido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais como detentor de saberes ligados às celebrações do Rosário. O coletivo coordena a presença das guardas participantes e integra a programação artística.
Programação do 2º Encontro de Congadas
Sábado, 22 — Praça da Estação
12h – DJ Marcelo Castro
14h – Jongo e Caxambu com Makamba
15h – Parangolé Valvulado
16h – Bizarra Bateria
17h – Samba do Mato
18h – Pereira da Viola
19h – Ingoma e Bloco
20h30 – Silva Soul
Domingo, 23 — Praça Antônio Carlos e Praça da Estação
9h – Concentração das guardas
10h – Cortejo até a Praça da Estação
Após o cortejo – bênção com o padre Vanderlei Santos de Sousa
11h às 14h30 – Apresentações das guardas
15h – Mauricio Tizumba e Ingoma
Maria Angélica é estagiária sob supervisão do editor-executivo do Folha JF, Anderson Narciso.