Agência Minas

Governo de Minas participa de encontro com secretário-geral da ONU durante agenda climática em Londres

O governador Mateus Simões participou, nesta terça-feira (23/6), do segundo dia da missão internacional do Governo de Minas na Semana de Ação Climática de Londres (London Climate Action Week 2026), principal plataforma internacional voltada à implementação da agenda climática global entre as Conferências do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

Iniciando os compromissos oficiais do dia, ele esteve, ao lado do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas (Semad), Lyssandro Norton, em uma mesa-redonda reservada com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, organizada pela Bloomberg Philanthropies, dentro do âmbito do Local Climate Action Summit.

O encontro contou com a participação de governadores e líderes regionais para discutir os desafios da implementação climática nos territórios e os mecanismos necessários para ampliar a escala das ações dos governos subnacionais, além do financiamento climático, transição energética, adaptação às mudanças climáticas e governança multinível.

A reunião ocorre nos últimos meses do mandato de Guterres à frente da ONU e representa mais um reconhecimento da trajetória construída por Minas Gerais junto ao sistema das Nações Unidas. Em 2023, o Minas foi o único estado da América do Sul convidado para a Climate Ambition Summit, em Nova Iorque, nos EUA, convocada pelo próprio secretário-geral.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo